Imagem de carregamento
— Planos de aula

Craques da busca I: como melhorar sua pesquisa no Google

O ato de pesquisar informações faz parte de nosso dia a dia, seja na escola ou fora dela. Como, então, aplicar estratégias avançadas para fazer pesquisas mais eficientes?

Eixo EducaMídia

Ler

  • Habilidades midiáticas
  • - Análise Crítica da Mídia
  • - Letramento da informação
  • Segmento Ensino Fundamental 2
    Ensino Médio

Objetivos

Ao final desta aula, o aluno ou aluna será capaz de analisar criticamente informações encontradas na internet a partir da busca online, aplicando técnicas de refinamento dos resultados e utilizando operadores avançados no Google para realizar pesquisas de forma eficiente e segura.

 

Roteiro de aula

Este plano pode (e deve) ser combinado com temas e assuntos de qualquer disciplina ou componente curricular que exija dos alunos a habilidade de pesquisar conteúdo online com critério e confiabilidade. Neste plano de aula, exploraremos como refinar buscas no Google e entender melhor os resultados para encontrar informações mais precisas, relevantes e confiáveis. Dominar as estratégias e ferramentas de busca é fundamental para todos que realizam pesquisas online.

Ao integrar esta aula a atividades de qualquer disciplina, você, professor, prepara seus alunos para serem mais autônomos e eficientes em suas pesquisas, contribuindo para um aprendizado mais profundo e significativo. Essa habilidade não só apoia o desempenho acadêmico imediato, mas também os prepara para desafios futuros, em que a capacidade de acessar e avaliar informações é cada vez mais crucial.

Este plano de aula faz parte da coleção de recursos do projeto Craques da Busca

AULA 1

ATIVAÇÃO:

Comece a aula conversando com os alunos e perguntando quais as dificuldades mais comum enfrentadas por eles nas experiências com buscas online, explorando perguntas como:

  • Sabem como funciona a busca do Google?
  • Quem faz uma busca só digitando uma simples pergunta?
  • Quem clica nas opções do autocompletar?
  • Quem refaz sua busca?
  • Quantas vezes vocês precisam refazer a busca até encontrar a informação adequada? Conseguem chegar a um resultado satisfatório?
  • Como você escolhe o resultado entre todos apresentados na página?
  • Já usaram a busca avançada? Sabem onde esse recurso se encontra?

Relacione as respostas ao assunto da aula da sua disciplina, destacando a importância de realizar buscas eficientes e precisas para economizar tempo e melhorar a qualidade das informações encontradas.

DESENVOLVIMENTO 

Conhecendo a busca (10 min)

Apresentação dos filtros e operadores de busca (15 min – total)

Navegando por imagens que retratam exemplos práticos, mostre como cada um dos filtros e operadores pode ser usado:

  • filtros de categorias [imagens, notícias, vídeos etc.]
  • aspas (“”) – para buscar uma frase exata;
  • sinal de menos (-) – para excluir palavras da busca;
  • site: – para buscar dentro de um site específico;
  • OR – para buscar uma coisa ou outra.

Mostre, agora, a pesquisa avançada.

  • No computador, faça uma pesquisa qualquer no Google.
  • Na parte de baixo da caixa de pesquisa, clique em ferramentas.
  • No submenu de ferramentas, clique em pesquisa avançada.

Peça que os alunos identifiquem e apontem onde os operadores aparecem nos campos da pesquisa avançada. E chame a atenção também para os filtros:

  • idioma;
  • região; 
  • última atualização;
  • site ou domínio;
  • tipo de arquivo; 
  • direitos de uso.

Explique a importância de olhar criticamente para os resultados da busca, identificando os componentes dos resultados e sinalizando como podemos verificar a credibilidade das fontes. Informe que haverá uma segunda aula prática para aprofundar o assunto. 

Atividade prática (15 min)

Organização:

  1. Divida a turma em grupos de quatro alunos.
  2. Distribua para cada grupo um passaporte de busca impresso e um cartão com uma pergunta disparadora de pesquisa que os alunos devem responder utilizando o que aprenderam sobre os operadores de busca e a pesquisa avançada.
  3. Diga que os alunos devem realizar buscas para responder a pergunta e registrar no passaporte: (a) Nome do grupo; (b) Pergunta disparadora de seu grupo; (c) Os 3 resultados que eles acharam mais relevantes depois de usarem as novas ferramentas aprendidas, e justificar suas escolhas; e (d) Indicar os operadores e filtros que mais ajudaram em sua busca.

DICA

Tente preparar os cartões com perguntas disparadoras de busca com antecedência, com diferentes perguntas para cada grupo, aproveitando esse momento para explorar tópicos diversos da sua disciplina. Para imprimir o passaporte, clique aqui. Alguns exemplos de perguntas disparadoras:

CIÊNCIAS:

  • Vacinas causam autismo?
  • Aquecimento global realmente existe?

HISTÓRIA:

  • O Rei Arthur realmente existiu?

LITERATURA:

  • Romeu e Julieta realmente existiram?

Você pode também trabalhar com o passaporte em formato digital, basta incluir na apresentação um slide com um bitly (link encurtado) do “passaporte” em um Slide [link aqui], que já está formatado como template para cada grupo fazer uma cópia automática e responder. Neste caso, crie uma pasta no Google Drive ou um painel colaborativo online [Padlet ou Wakelet], para eles submeterem o passaporte preenchido. Para isso inclua também mais um slide com o bitly (link encurtado) do drive/painel criado para isso.

FECHAMENTO (10 min)

Compartilhamento de resultados.

Convide 3 voluntárias[os] para que cada um compartilhe oralmente:

  • uma descoberta interessante, ou…
  • uma dificuldade encontrada, ou…
  • uma vantagem observada ao usar operadores de busca/pesquisa avançada.

Incentive os alunos a refletirem sobre como essas técnicas podem ser aplicadas em outras disciplinas e na vida cotidiana. Provoque-os para que concluam a respeito da importância de avaliar criticamente as fontes de informação.

SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO

  • Recolha (ou verifique se todos os slides estão no Drive) e revise as respostas das folhas de atividade para avaliar a compreensão e a aplicação das técnicas ensinadas.
  • Avalie a capacidade dos alunos de analisar criticamente os resultados das buscas. Isso te dará insumos para uma aula sobre avaliação de fontes.
  • Na aula seguinte comente os registros feitos, caso ache pertinente.  

 

Criado por Soraya Lacerda para www.educamidia.org.br

Este material foi produzido com apoio do Google
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

Para explorar mais

Com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, aqui estão alguns exemplos de conteúdos que podem ser beneficiados com uma aula de busca online:

1. Pesquisa sobre eventos históricos
Analisar e comparar diferentes pontos de vista sobre um mesmo acontecimento histórico, reconhecendo os contextos sociais e culturais em que foram produzidos.

2. Análise de notícias e fatos contemporâneos
Adotar procedimentos básicos de checagem de informação para ajudar a identificar diferentes pontos de vista diante de questões polêmicas de relevância social e para avaliar argumentos utilizados e posicionar-se em relação a eles de forma ética.

3. Exploração de dados científicos e tecnológicos
Coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos, de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões adequadas, com base em conceitos e procedimentos científicos.

4. Estudo para produção de conteúdo midiático
Busca e a avaliação crítica de fontes online para produção de pauta e roteiros para projetos multimídia (podcasts, animações, vídeos, blogposts, post de redes sociais etc.)

Alinhar conteúdos de sala de aula com atividades de busca online, intencional e direcionada, permite que seus alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e compreensão contextual, utilizando a internet como uma ferramenta de aprendizado ativa e integrada ao currículo.

DICA

Educador(a), para que você se sinta seguro(a) conduzindo essa aula, realize previamente os desafios que irá propor aos seus alunos. É importante que você saiba navegar pelos operadores e pela pesquisa avançada. Identifique dificuldades que eles possam vir a ter para poder facilitar a experiência com desenvoltura e empatia.

Sugerimos que explore com seus alunos, em uma segunda aula, as ferramentas do Google para verificar a confiabilidade das fontes dos resultados de uma busca.

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade