Objetivos
Conhecer e refletir sobre o conceito de liberdade de expressão, incluindo seu papel essencial em uma democracia. Reconhecer os limites da liberdade de expressão e identificar tipos de informação ofensiva, como discurso de ódio, mensagens preconceituosas, estereótipos, abafamento de vozes etc.
Roteiro de aula
AULA 1 – RECONHECENDO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO
ATIVAÇÃO
15 min | Inicie a aula conversando com seus alunos sobre como eles se expressam em público, pessoalmente ou por meio das redes sociais. Perguntas sugeridas para o bate-papo inicial:
- Você costuma compartilhar posts em redes sociais ou comentar em posts de amigos e conhecidos? E em posts de pessoas com as quais não se relaciona pessoalmente?
- Que tipo de mensagens você costuma compartilhar?
- Se você fica indignado com alguma situação, costuma expressar seu descontentamento? De que maneira?
- Você já se manifestou para exigir algum direito? Em que ambiente (escola, comunidade, redes sociais)? Como sua mensagem foi recebida?
- Já ouviu falar em censura? Já se sentiu censurado? Como lidou com a situação?
- Já se sentiu ofendido por alguma mensagem de um colega ou mesmo de alguém que não conhece nas redes sociais? Por quê?
Educador(a): Se você quiser se aprofundar no tema antes da aula, acesse uma coleção de recursos selecionados pelo EducaMídia em https://educamidia.org.br/recurso/glossario-interativo (ver a coletânea LIBERDADE DE EXPRESSÃO). Consulte também o e-book “5 contribuições da educação midiática à liberdade de expressão”. |
DESENVOLVIMENTO
Depois da conversa inicial, separe a turma em três grupos e peça que cada uma leia e converse sobre um dos materiais abaixo. A ideia é fazer uma atividade em estações, ou seja, você determina um tempo para cada grupo conversar sobre o primeiro tema, depois eles seguem para a segunda estação e para a terceira.
- 1a estação
Reportagem do G1: “Justiça condena dono de perfil de humor a indenizar idoso em R$ 100 mil por uso indevido de foto que virou meme”
- 2a estação
Frase do ex-senador norte-americano Daniel Patrick Moyniham: “Você tem direito à sua própria opinião, mas não aos seus próprios fatos.”
- 3a estação
National Geographic: “A história dos livros banidos – e como os alvos de censura foram mudando – nos EUA”
FECHAMENTO
Peça que os alunos escolham um dos três materiais e reflitam de que maneira as informações apresentadas estão relacionadas ao tema da liberdade de expressão. Os estudantes poderão fazer o registro individualmente ou no mesmo grupo em que passaram pelas estações.
Você pode pedir que registrem suas impressões iniciais em um caderno, em post-its para colar em um mural ou que utilizem alguma ferramenta digital para registro (como o Padlet).
Avise a turma que o assunto será retomado na aula seguinte e, portanto, todos devem guardar seus registros.
AULA 2 – CRIAR PARA CONSCIENTIZAR
ATIVAÇÃO
5 min | Inicie a aula com um breve resumo do que foi feito no encontro anterior, apenas para que todos lembrem do material analisado.
DESENVOLVIMENTO
15 min | Peça que um porta-voz de cada grupo apresente brevemente para os demais alunos o registro feito no fim do encontro anterior. A ideia é que, nesse momento, eles consigam identificar as situações em que a liberdade de expressão é essencial e outras em que alguma pessoa ou grupo tenha extrapolado esse direito e se comportado de maneira ilegal ou ofensiva.
Juntos, vocês podem chegar a algumas conclusões parecidas com as apresentadas abaixo:
1a ESTAÇÃO
Direito essencial: humor depende de liberdade de expressão (mas há limites)
Abuso ou ilegalidade: uso indevido ou sem autorização da imagem de uma pessoa; conteúdo ofensivo; conteúdo fora de contexto (ironia a partir de situação atribuída a alguém que não participou dela) etc.
2a ESTAÇÃO
Direito essencial: todos têm direito a suas opiniões sobre os mais diversos assuntos
Abuso ou ilegalidade: uma opinião confundida com fato pode gerar desinformação e ser muito prejudicial; tentar impor uma opinião sobre outras pode gerar uma situação ofensiva ou até uma desinformação etc.
3a ESTAÇÃO
Direito essencial: escritores, artistas, jornalistas e a população em geral precisam de liberdade para expressar suas ideias e produções
Abuso ou ilegalidade: censura prévia a obras, livros e reportagens são prejudiciais à sociedade, pois interferem no direito de acesso à informação; determinados conteúdos podem sofrer perseguição ou tentativa de censura por estarem em desacordo com posições políticas e ideológicas etc.
FECHAMENTO
Para fechar a atividade, peça que os alunos (individualmente ou nos mesmos grupos) criem um conteúdo para redes sociais em que manifestem a importância da liberdade de expressão com responsabilidade. Eles poderão criar frases, memes, uma música ou qualquer outro formato de mensagem que queiram. Dependendo da idade dos estudantes e da política de sua escola para uso de redes sociais, o material pode ser publicado para alcançar uma audiência além dos muros da escola. Ou, se preferir, a produção pode ser apresentada apenas para a comunidade escolar.
Sugestão: você pode encerrar a aula mostrando aos estudantes a animação produzida pelo EducaMídia sobre o tema da liberdade de expressão. As informações contidas no vídeo também podem inspirá-los na produção da atividade final.
Criado por Daniela Machado para www.educamidia.org.br
Este conteúdo foi produzido em parceria com o Twitter Brasil.
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