Imagem de carregamento
— Planos de aula

Autoexpressão com responsabilidade

Vamos refletir sobre a importância da liberdade de expressão para uma sociedade democrática e conhecer as fronteiras entre esse direito e discurso de ódio.

Eixo EducaMídia

Escrever Ler Participar

  • Habilidades midiáticas
  • - Autoexpressão
  • - Cidadania digital
  • - Participação cívica
  • Habilidades BNCC EF09CI13, EF67LP19, EF69LP09, EF69LP13, EF69LP22, EF69LP36, EF89LP18, EF89LP20
  • Segmento Ensino Fundamental 2
    Ensino Médio
  • Duração sugerida2 aulas

Objetivos

Conhecer e refletir sobre o conceito de liberdade de expressão, incluindo seu papel essencial em uma democracia. Reconhecer os limites da liberdade de expressão e identificar tipos de informação ofensiva, como discurso de ódio, mensagens preconceituosas, estereótipos, abafamento de vozes etc.

Roteiro de aula

AULA 1 – RECONHECENDO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

ATIVAÇÃO

15 min | Inicie a aula conversando com seus alunos sobre como eles se expressam em público, pessoalmente ou por meio das redes sociais. Perguntas sugeridas para o bate-papo inicial:

  • Você costuma compartilhar posts em redes sociais ou comentar em posts de amigos e conhecidos? E em posts de pessoas com as quais não se relaciona pessoalmente?
  • Que tipo de mensagens você costuma compartilhar?
  • Se você fica indignado com alguma situação, costuma expressar seu descontentamento? De que maneira?
  • Você já se manifestou para exigir algum direito? Em que ambiente (escola, comunidade, redes sociais)? Como sua mensagem foi recebida?
  • Já ouviu falar em censura? Já se sentiu censurado? Como lidou com a situação?
  • Já se sentiu ofendido por alguma mensagem de um colega ou mesmo de alguém que não conhece nas redes sociais? Por quê?
Educador(a): Se você quiser se aprofundar no tema antes da aula, acesse uma coleção de recursos selecionados pelo EducaMídia em https://educamidia.org.br/recurso/glossario-interativo (ver a coletânea LIBERDADE DE EXPRESSÃO). Consulte também o e-book “5 contribuições da educação midiática à liberdade de expressão”.

 

DESENVOLVIMENTO

Depois da conversa inicial, separe a turma em três grupos e peça que cada uma leia e converse sobre um dos materiais abaixo. A ideia é fazer uma atividade em estações, ou seja, você determina um tempo para cada grupo conversar sobre o primeiro tema, depois eles seguem para a segunda estação e para a terceira. 

  • 1a estação

Reportagem do G1: “Justiça condena dono de perfil de humor a indenizar idoso em R$ 100 mil por uso indevido de foto que virou meme”

  • 2a estação

Frase do ex-senador norte-americano Daniel Patrick Moyniham: “Você tem direito à sua própria opinião, mas não aos seus próprios fatos.”

  • 3a estação

National Geographic: “A história dos livros banidos – e como os alvos de censura foram mudando – nos EUA”

FECHAMENTO

Peça que os alunos escolham um dos três materiais e reflitam de que maneira as informações apresentadas estão relacionadas ao tema da liberdade de expressão. Os estudantes poderão fazer o registro individualmente ou no mesmo grupo em que passaram pelas estações. 

Você pode pedir que registrem suas impressões iniciais em um caderno, em post-its para colar em um mural ou que utilizem alguma ferramenta digital para registro (como o Padlet).

Avise a turma que o assunto será retomado na aula seguinte e, portanto, todos devem guardar seus registros. 

 

AULA 2 – CRIAR PARA CONSCIENTIZAR

ATIVAÇÃO

5 min | Inicie a aula com um breve resumo do que foi feito no encontro anterior, apenas para que todos lembrem do material analisado.

DESENVOLVIMENTO

15 min | Peça que um porta-voz de cada grupo apresente brevemente para os demais alunos o registro feito no fim do encontro anterior. A ideia é que, nesse momento, eles consigam identificar as situações em que a liberdade de expressão é essencial e outras em que alguma pessoa ou grupo tenha extrapolado esse direito e se comportado de maneira ilegal ou ofensiva. 

Juntos, vocês podem chegar a algumas conclusões parecidas com as apresentadas abaixo:

1a ESTAÇÃO

Direito essencial: humor depende de liberdade de expressão (mas há limites)

Abuso ou ilegalidade: uso indevido ou sem autorização da imagem de uma pessoa; conteúdo ofensivo; conteúdo fora de contexto (ironia a partir de situação atribuída a alguém que não participou dela) etc.

2a ESTAÇÃO

Direito essencial: todos têm direito a suas opiniões sobre os mais diversos assuntos

Abuso ou ilegalidade: uma opinião confundida com fato pode gerar desinformação e ser muito prejudicial; tentar impor uma opinião sobre outras pode gerar uma situação ofensiva ou até uma desinformação etc.

3a ESTAÇÃO

Direito essencial: escritores, artistas, jornalistas e a população em geral precisam de liberdade para expressar suas ideias e produções

Abuso ou ilegalidade: censura prévia a obras, livros e reportagens são prejudiciais à sociedade, pois interferem no direito de acesso à informação; determinados conteúdos podem sofrer perseguição ou tentativa de censura por estarem em desacordo com posições políticas e ideológicas etc.

FECHAMENTO

Para fechar a atividade, peça que os alunos (individualmente ou nos mesmos grupos) criem um conteúdo para redes sociais em que manifestem a importância da liberdade de expressão com responsabilidade. Eles poderão criar frases, memes, uma música ou qualquer outro formato de mensagem que queiram. Dependendo da idade dos estudantes e da política de sua escola para uso de redes sociais, o material pode ser publicado para alcançar uma audiência além dos muros da escola. Ou, se preferir, a produção pode ser apresentada apenas para a comunidade escolar.

Sugestão: você pode encerrar a aula mostrando aos estudantes a animação produzida pelo EducaMídia sobre o tema da liberdade de expressão. As informações contidas no vídeo também podem inspirá-los na produção da atividade final.

 

Criado por Daniela Machado para www.educamidia.org.br

Este conteúdo foi produzido em parceria com o Twitter Brasil.
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)

FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade