A Nova Escola se uniu ao Palavra Aberta e ao EducaMídia para mostrar como a educação midiática pode ser empregada de forma descomplicada na sala de aula.
Foram cinco reportagens especiais que apresentaram práticas e projetos dos nossos experientes facilitadores que vão desde produção de conteúdo jornalístico a checagem de boatos.
Veja detalhes de cada matéria:
Educação Midiática: entenda como e por que trabalhar em sala de aula
No texto de abertura, o foco estava em apresentar a educação midiática e sua importância. Nossa coordenadora Mariana Ochs relata algumas práticas possíveis de serem transpostas à escola.
Com imprensa escolar, professor desenvolve olhar crítico sobre a mídia
O educador Marcio Gonçalves da Escola Eliezer Max, no Rio de Janeiro, mostra como ele aborda com sua turma conceitos relacionados ao uso da internet e à leitura da mídia, como letramento digital, segurança da informação e segurança dos dados na internet.
Com checagem de fatos, alunos desmascaram boatos sobre Ciências
O professor de Biologia Estêvão Zilioli compartilha como ele criou, na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, o projeto Hoaxbusters, que usa a checagem de fatos e a investigação científica para concluir quais correntes são verdadeiras ou não.
Magritte e Pantera Negra aprofundam compreensão da produção e consumo de mídia
Dominique Nogueira Gogolevsky oferece a disciplina extracurricular de Mídias na Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, em Jundiaí, interior de São Paulo. Nela, o debate nos encontros é sobre a teoria e a prática ligadas à produção e ao consumo de mídia.
Discuta conteúdos virais em uma aula, de qualquer disciplina
Para terminar, nossa multiplicadora Clarissa Bezerra tem seu plano de aula divulgado. O material dá subsídios para professores trabalharem competências aliadas à educação midiática em todas as áreas, e não apenas nas aulas de Língua Portuguesa.