Imagem de carregamento
— Notícias

Parceria com Nova Escola mostra como trabalhar educação midiática em aula

Foto de Isabella Galante
Autor Isabella Galante Analista de comunicação Sobre o autor

A Nova Escola se uniu ao Palavra Aberta e ao EducaMídia para mostrar como a educação midiática pode ser empregada de forma descomplicada na sala de aula. Foram...

Imagem de destaque do post

A Nova Escola se uniu ao Palavra Aberta e ao EducaMídia para mostrar como a educação midiática pode ser empregada de forma descomplicada na sala de aula.

Foram cinco reportagens especiais que apresentaram práticas e projetos dos nossos experientes facilitadores que vão desde produção de conteúdo jornalístico a checagem de boatos.

Veja detalhes de cada matéria:

Educação Midiática: entenda como e por que trabalhar em sala de aula

No texto de abertura, o foco estava em apresentar a educação midiática e sua importância. Nossa coordenadora Mariana Ochs relata algumas práticas possíveis de serem transpostas à escola.

Com imprensa escolar, professor desenvolve olhar crítico sobre a mídia

O educador Marcio Gonçalves da Escola Eliezer Max, no Rio de Janeiro, mostra como ele aborda com sua turma conceitos relacionados ao uso da internet e à leitura da mídia, como letramento digital, segurança da informação e segurança dos dados na internet.

Com checagem de fatos, alunos desmascaram boatos sobre Ciências

O professor de Biologia Estêvão Zilioli compartilha como ele criou, na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, o projeto Hoaxbusters, que usa a checagem de fatos e a investigação científica para concluir quais correntes são verdadeiras ou não.

Magritte e Pantera Negra aprofundam compreensão da produção e consumo de mídia

Dominique Nogueira Gogolevsky oferece a disciplina extracurricular de Mídias na Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, em Jundiaí, interior de São Paulo. Nela, o debate nos encontros é sobre a teoria e a prática ligadas à produção e ao consumo de mídia.

Discuta conteúdos virais em uma aula, de qualquer disciplina

Para terminar, nossa multiplicadora Clarissa Bezerra tem seu plano de aula divulgado. O material dá subsídios para professores trabalharem competências aliadas à educação midiática em todas as áreas, e não apenas nas aulas de Língua Portuguesa.

Foto de Isabella Galante

Isabella Galante

Analista de comunicação

Isabella Galante é analista de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade