Imagem de carregamento
— Notícias

Palavra Aberta promove ação pelo uso fortalecedor das redes sociais com apoio do Twitter

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Campanha #RedesParaOBem conta com planos de aula e animações, além de conteúdos educativos publicados por influenciadores no Twitter

Imagem de destaque do post

O Instituto Palavra Aberta lança, com apoio do Twitter Brasil, um conjunto de planos de aula e animações que incentivam o uso fortalecedor e responsável das redes sociais. Os recursos, voltados principalmente para professores, mostram como as plataformas podem ser uma ponte entre o conhecimento construído na escola e possibilidades reais de atuação dos jovens na sociedade.

A campanha recebe o nome de #RedesParaOBem e seu conteúdo pode ser encontrado a partir desta semana aqui no site do EducaMídia. São dois planos de aula, denominados Quem é quem nas redes sociais e Minha voz nas redes, e dois vídeos de animação, chamados Quem tem voz nas redes sociais e Participação cidadã. Todos os materiais contemplam dois eixos de atuação dos estudantes: como consumidores reflexivos de conteúdo e também como produtores, já que as redes abrem espaço para a autoexpressão. Além disso, partem da ideia de que todos podem contribuir de alguma maneira para que as plataformas sejam um ambiente mais positivo e propício ao debate respeitoso de ideias. 

“É fundamental mostrar o potencial de utilização das redes sociais para o bem comum, assim como fortalecer o espaço digital como ferramenta para ampliação da participação cidadã. Ao prepararmos jovens para o uso consciente e fortalecedor das redes, estaremos contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais plural, diversa e justa”, destaca a presidente do Palavra Aberta, Patricia Blanco. 

Para o Twitter, o apoio a ações como essa contribui para a promoção de uma conversa saudável e para a pluralidade de ideias na plataforma: “Fortalecer campanhas como a #RedesParaOBem é incentivar de forma direta o uso seguro, consciente e consequente da plataforma, fortalecendo nosso compromisso com o exercício da liberdade de expressão e a promoção de direitos de forma mais abrangente nas redes”, afirma o gerente de políticas públicas do Twitter Brasil, Fernando Gallo.

A ação #RedesParaOBem inclui, além dos materiais para educadores, conteúdos com dicas de influenciadores para que qualquer pessoa possa se informar sobre o tema. Nos próximos dias, Mariana Varella (@marivarella), Jota Marques (@jotamarquesrj), Renê Silva (@eurenesilva), Vitor Mori (@vitormori) e Mellanie Dutra (@mellziland) contarão em seus perfis no Twitter de que forma aproveitam o que as redes sociais podem oferecer, tanto ao consumir quanto ao produzir informações. Os conteúdos serão Tweetados em vídeos curtos direto de seus perfis, convidando todos a usar a hashtag #RedesParaOBem. Os influenciadores participantes têm tido papel importante nas plataformas ao disseminar informações confiáveis e promover ações humanitárias no contexto de agravamento da crise sanitária e econômica causada pela COVID-19.

Hoje (27), a partir das 20h, Patricia Blanco, Mariana Mandelli, Saula Ramos e Daniela Machado, representantes do @EducaMídia e do @PalavraAberta; o educador Márcio Gonçalves; e Natália Neris, coordenadora de políticas públicas do Twitter Brasil, participarão de um Espaço (novo recurso do Twitter que conecta as pessoas por meio de conversas de áudio ao vivo) realizado pelo perfil @EducaMídia para apresentar a campanha #RedesParaOBem. Para acompanhar, basta entrar no link Tweetado pelo perfil na hora do evento.

Planos de aula

Quem é quem nas redes sociais — Como analisar criticamente o papel e as mensagens de influenciadores e outros autores digitais?
Minha voz nas redes — Como as redes sociais podem ser utilizadas para engajar e mobilizar?

Animações

Quem tem voz nas redes sociais?
Participação cidadã

Influenciadores

Mariana Varella 1
Mariana Varella 2
Vitor Mori
Vitor Mori 2

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade