Imagem de carregamento
— Notícias

Palavra Aberta participa de ações de combate à violência escolar com Ministério da Educação

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Cartilha e visitas a escolas com foco em educação midiática contam com apoio do instituto

Imagem de destaque do post

O Palavra Aberta está trabalhando com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e com o Ministério da Educação em ações que visam difundir a educação midiática como forma de combate à violência escolar no ambiente digital e presencial.

Entre as ações, está uma cartilha destinada a famílias, educadores, crianças e adolescentes, denominada Escola Segura: Como Lidar com Conteúdos de Violência Online e Conversar com Crianças e Jovens sobre o Tema, que pode ser baixada gratuitamente no site da pasta. O objetivo do material é promover um ambiente digital mais seguro e saudável. Todo o passo a passo foi desenvolvido com o apoio de especialistas da sociedade civil nas áreas de segurança digital e educação para as mídias, com participação ativa do Palavra Aberta e da SaferNet.

A cartilha foi lançada durante a Caravana Juventude pela Paz nas Escolas, uma iniciativa interministerial de enfrentamento à violência no ambiente escolar. O primeiro evento ocorreu na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, em Goiânia (GO), com uma oficina de educação midiática para crianças, adolescentes e educadores conduzida por Ferreira, assessor pedagógico do Palavra Aberta.

“O debate sobre informação, fake news e violência nas escolas precisa ser feito com estudantes e educadores, dentro de sala de aula. Sensibilizar a comunidade escolar para esses temas é fundamental não só em um momento crítico como o que estamos vivendo, mas de maneira contínua, para prevenir outros episódios”, afirma Bruno.

A Caravana visitará 10 cidades brasileiras, promovendo um dia de ocupação em cada unidade. Serão desenvolvidas atividades culturais, esportivas e científicas, e oferecidas oficinas com especialistas em diversos temas, além de palestras e apresentações sobre direitos para crianças, adolescentes e jovens. 

*Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e Ministério da Educação

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade