Imagem de carregamento
— Notícias

Palavra Aberta lança #FakeToFora com foco nas eleições municipais

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Novos módulos de projeto destinado a escolas focam na Constituição e no jornalismo regional

Imagem de destaque do post

O debate sobre desinformação precisa fazer parte do currículo escolar de forma contínua, para que formemos novas gerações conscientes dos riscos que conteúdos falsos trazem para a nossa democracia. Com o objetivo de que esses temas sejam incluídos nos projetos pedagógicos das escolas no início do ano letivo, o Instituto Palavra Aberta está lançando mais dois módulos do projeto #FakeToFora – Quem Vota se Informa: um sobre a Constituição Federal e outro sobre notícias regionais e jornalismo local.

O #FakeToFora é uma iniciativa desenvolvida pelo instituto, por meio do EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil. É composto por módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única, alinhada à proposta de itinerários formativos do Ensino Médio. Além disso, oferece a metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações habitualmente.

O novo módulo sobre a Constituição de 1988 conta com um plano de aula completo, com duração prevista de três aulas, para que alunos e alunas aprendam sobre os direitos essenciais aos cidadãos, com destaque para a fronteira entre liberdade de expressão e discurso de ódio nas redes sociais.

Já o módulo sobre notícias regionais e jornalismo local mostra a relação entre a qualidade da informação e as eleições municipais, para que crianças e jovens compreendam a importância e o impacto da escolha de prefeitos e vereadores nas políticas públicas que norteiam a vida cotidiana da população.

Todos os materiais são alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, são gratuitos e estão disponíveis para download no site do #FakeToFora. 

 

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade