Carregando...
— Notícias

Palavra Aberta lança documentário sobre os bastidores do jornalismo

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Vídeo buscar ampliar o entendimento e defesa da imprensa, principalmente entre os mais jovens

Imagem de destaque do post

No Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, celebrado em 28 de setembro, o Instituto Palavra Aberta lança o documentário “Os Bastidores do Jornalismo”, com o objetivo de dar transparência ao trabalho da imprensa, fundamental para a sustentação da democracia. A iniciativa conta com apoio do @Facebook e cooperação com a @unescobrasil.

O vídeo promove o entendimento do jornalismo e os cuidados que devem ser tomados com a informação antes de torná-la pública. Dessa forma, incentiva não apenas a defesa da imprensa como instituição essencial nas sociedades democráticas, mas também apresenta métodos e protocolos que podem ser adotados por toda a população, que hoje também tem condições de produzir e publicar conteúdo pela internet.

O documentário conta com a produção da Jabuticaba Conteúdo, mesma produtora que realizou a websérie do instituto, denominada “Conhecer para Defender”, lançada em 2020. O filme é, portanto, mais uma ação do instituto para fortalecer o papel do jornalismo profissional perante à sociedade.

Com a participação de Valmir Salaro, repórter da TV Globo; Thais Folego, editora da Revista AzMina; Antonio Gois, colunista d’O Globo; Cintia Gomes, cofundadora da Agência Mural; Carolina Ercolin, apresentadora da Rádio Eldorado, e André Borges, repórter do Estadão, o documentário perpassa as fases de apuração, produção e veiculação das informações. A compreensão e a análise do processo jornalístico também é uma demanda da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, portanto, o vídeo pode auxiliar escolas e educadores nessa jornada.

“Esse é um lançamento que reforça a missão do Palavra Aberta de defesa pelas liberdades de expressão e de imprensa e que deve ser assistido não só por jornalistas e estudantes da área, mas por todo cidadão e cidadã. Entender como a imprensa funciona e a sua importância para o acesso a informações de qualidade é crucial para o fortalecimento da democracia, especialmente porque vivemos em meio a um cenário de crescente desinformação”, explica a presidente do Palavra Aberta, Patricia Blanco.

Para a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, o acesso à informação de qualidade é de suma importância, tendo inclusive o poder de salvar vidas. “Essa é uma lição que nós aprendemos nos últimos anos. Seja para enfrentar uma pandemia ou para apoiar o debate público, precisamos de informações amplamente acessíveis, confiáveis e independentes com o objetivo último da construção de sociedades resilientes, inclusivas e democráticas”, explica ela. “

Segundo Marlova, o compromisso com o acesso à informação só será eficaz se for verdadeiramente universal. “Em outras palavras, nós não devemos deixar ninguém para trás. No dia 28 de setembro de 2021, data em que celebramos o Dia Internacional do Acesso à Informação, a UNESCO convida todos a colaborarem para a ampliação e a efetiva implementação das leis de acesso à informação em todo o mundo. Somente assim, com o acesso à informação ocupando um lugar de destaque, é que iremos garantir que os cidadãos estejam capacitados e bem-informados para construir um futuro melhor para todos.

O filme está disponível nas redes sociais e também no site do instituto. Acesse no YouTube.

Ficha técnica
Direção: Maria Tereza Gomes
Assistente de direção: Ricardo Tadashi
Direção de produção: Bruno Serrano de Almeida
Produção: Ana Carolina Antunes e Thomas Gaione
Estagiária de produção: Emily dos Santos
Coordenadora de Pós-Produção: Gabriela Serra
Montagem e Finalização: Vinicius Souza
Motion Design: Lucas Alves
Fotografia: Erick Mammoccio, Felipe Ventura, Márcio Raminelli e Valdeir Ferreira de Jesus
Som Direto:  Cássio dos Santos e Thomas Gaione
Locução: Malu Pontes/Malu Pontes Studio
Trilha original: AMV Trilha

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade