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Palavra Aberta e Google.org renovam parceria pelo EducaMídia

Ensinar as pessoas a lidar, de maneira crítica e responsável, com o que vêem, recebem e compartilham on-line  é essencial para promovermos uma sociedade mais democrática e preparada...

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Ensinar as pessoas a lidar, de maneira crítica e responsável, com o que vêem, recebem e compartilham on-line  é essencial para promovermos uma sociedade mais democrática e preparada para enfrentar o problema da desinformação. Esse é justamente o nosso objetivo como EducaMídia, programa de educação midiática nascido em 2019 com a coordenação do Instituto Palavra Aberta e apoio financeiro do Google.org, braço filantrópico do Google.

Por isso, estamos felizes em anunciar que o Google.org renovou a parceria conosco! Com o novo aporte, o EducaMídia poderá expandir suas atividades, levando educação midiática para ainda mais pessoas e regiões no Brasil até 2023.

É importante destacar que, ao longo dos últimos dois anos, formamos cerca de 20.000 educadores, gestores, influenciadores e pais sobre educação midiática em cidades como Recife, Brasília e Rio de Janeiro. Em São Paulo, desenvolvemos uma disciplina eletiva de educação midiática na rede pública estadual, tornando nosso conteúdo acessível a mais de 5 milhões de estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao ensino médio. 

Para apoiar o educador no dia a dia na sala de aula, lançamos uma série de planos de aulas gratuitos — como o material “Muito Além das Fake News”, que ensina como combater a desinformação e identificar fontes seguras. Também criamos o Guia da Educação Midiática, disponível gratuitamente junto a dezenas de outros recursos.

É importante lembrar que a educação midiática e informacional, que desde 2017 integra a Base Nacional Comum Curricular, enfrenta um duro desafio no Brasil e no mundo. Segundo a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 67% dos estudantes brasileiros de 15 anos não conseguem traçar a diferença entre o que é um fato e o que é uma opinião, e quase metade afirma não ter sido ensinado sobre isso na escola. 

“É fundamental inserir a educação midiática como um direito do cidadão e criar as condições para que educadores e gestores tenham contato e multipliquem esse conjunto de habilidades. Obtivemos sucesso na criação de currículos e ferramentas, agora queremos ampliar nosso alcance e impacto e seguir em frente na defesa de uma política pública sólida e robusta para o país”, diz Patricia Blanco, presidente do Palavra Aberta.

Com a renovação da parceria por meio do aporte de R$ 5 milhões, o EducaMídia atuará, até 2023, com o objetivo de colaborar para que a educação midiática se torne parte dos planejamentos pedagógicos das escolas no país, bem como para levar essa fluência digital para idosos e populações vulneráveis; e no combate à disseminação das notícias falsas ou de baixa qualidade para os processos eleitorais, com foco na formação de novos eleitores.

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