Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Os mandamentos da educação midiática

Foto de Daniela Machado
Autor Daniela Machado Coordenadora EducaMídia Sobre o autor

Associação que é referência internacional na área divulga novos princípios durante evento no Brasil

Imagem de destaque do post

📸: National Association for Media Literacy Education

Muito tempo tem sido dedicado ao mapeamento dos fenômenos midiáticos que nos afligem, como fake news e outros tipos de desinformação, discursos de ódio, amplificação de preconceitos a partir de mensagens que circulam velozmente pela internet, falta de representação nas mídias e tantos outros. Mas poucas vezes falamos de forma clara e objetiva sobre o conjunto básico de habilidades e ferramentas que nos ajudam a enfrentar tal cenário em qualquer idade e contexto.

Entender a educação midiática como esse amplo “toolkit” — que nos prepara para lidar com as informações de maneira reflexiva, responsável e segura durante toda a vida — foi a tônica de um evento que reuniu importantes referências nacionais e internacionais da área no dia 25 de maio, em São Paulo.

“O propósito da educação midiática é ajudar as pessoas de todas as idades a desenvolver o hábito da interrogação (das informações) e as habilidades de expressão necessárias para que sejam pensadores críticos, comunicadores eficazes e cidadãos ativos”, destacou Michelle Ciulla Lipkin, diretora-executiva da Namle. “É um amplo guarda-chuva que diz respeito a empoderamento, engajamento e participação.”

A Namle (National Association for Media Literacy Education) é a principal associação do setor nos Estados Unidos e vem atuando desde 1997 na promoção da educação midiática. Com mais de 8.000 membros, a Namle tem influência além das fronteiras norte-americanas, principalmente pelo trabalho de “trocar em miúdos” quais são, afinal, os princípios fundamentais da educação midiática.

Inicialmente definidos em 2007, os princípios foram atualizados este ano e servem como importante farol para quem se dedica ao tema. Dentre os 10 princípios recém-anunciados está a ideia de que a manutenção de um ambiente midiático saudável do ponto de vista do bem comum é responsabilidade compartilhada entre empresas de mídia e de tecnologia, governos e cidadãos.

Para a Namle, a educação midiática leva a sociedade a reconhecer seus próprios vieses, entendendo que todos nós usamos nossa história, habilidades e crenças pré-existentes para dar sentido às experiências que vivenciamos a partir das mídias. Também reconhece que as instituições de mídia influenciam e são influenciadas por sistemas de poder, com implicações sobre equidade, inclusão, justiça social e sustentabilidade.

Estamos tão imersos no ambiente de superabundância de informações que, muitas vezes, não nos damos conta de como elas moldam nossa visão de mundo e balizam nossas decisões. Isso não é pouca coisa — e é por isso que a educação midiática propõe a expansão do próprio conceito de alfabetização, incorporando novos formatos de mídia e múltiplas habilidades para a formação de consumidores e produtores de conteúdo mais conscientes.

“Educação midiática não é algo que se ensina em uma lição. É uma série de pequenos passos que conduz as pessoas por uma jornada de empoderamento, de modo que se tornem cidadãos ativos”, disse Michelle.

De uma abordagem mais voltada à proteção contra a violência nos anos 1970, a educação midiática vem incorporando novos temas desde então. Esse é um ciclo que não pode parar e, ainda que a educação midiática não seja a bala de prata para todos os males, é um ingrediente essencial no conjunto de políticas públicas, projetos de empresas e da sociedade civil, além de ações individuais, que precisam se combinar em prol de um ambiente informacional mais saudável.

***

Os Princípios Fundamentais da Educação Midiática estão disponíveis em português nesta página

Foto de Daniela Machado

Daniela Machado

Coordenadora EducaMídia

Coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta que tem como focos a formação de professores e a produção de conteúdos sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade