Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

O desafio de educar para a informação

Foto de Daniela Machado
Autor Daniela Machado Coordenadora EducaMídia Sobre o autor

Guia da Educação Midiática alerta para a urgência do tema e traz dicas práticas para a escola

Imagem de destaque do post

Imagem: Marco Garro / The New York Times

Não há dúvidas de que a tecnologia digital, em especial a internet, tem modificado profundamente nossas vidas, proporcionando novas formas de comunicação, comércio, trabalho e educação. As oportunidades são incríveis, mas os desafios não deixam a desejar.

Se, por um lado, vislumbramos novos formatos de participação social e possibilidade de mais vozes serem incluídas no debate de temas caros ao país; por outro, temos acompanhado a proliferação de discursos de ódio e muita desinformação. Crianças e jovens, em particular, têm interagido com esse ambiente cada vez mais cedo —sem necessariamente terem sido preparados para tal.

Com presença maciça na rede, estima-se que o público de até 18 anos represente, globalmente, um de cada três usuários. Eles acessam a internet principalmente para consumir vídeos e jogos, compartilhar fotos e comentários, conversar com amigos e buscar informações sobre saúde e notícias. No relatório em que apresentou estes e outros dados, o Unicef apontou que o caminho para se enfrentar os desafios impostos pelo mundo conectado é “mitigar os danos e maximizar os benefícios que a internet possibilita para cada criança e jovem”.

É justamente esse duplo desafio que a educação midiática propõe-se a enfrentar, ajudando os estudantes a desenvolver habilidades para acessar, analisar e também produzir informações de maneira reflexiva e responsável. São competências essenciais para lidar com o ambiente de superabundância de conteúdos em que vivemos e dele tirar o melhor proveito. Ainda que haja muitos obstáculos a serem vencidos até garantirmos que todos tenham internet de qualidade, é chegada a hora de pensar além do acesso: como podemos preparar crianças e jovens para uma experiência fortalecedora na rede? Como construir o caminho para que consigam transformar informação em conhecimento e a mera presença em fluência digital?

Não há mais como pensar na escola sem que se discuta como incorporar esses temas a todas as áreas do conhecimento e a todo momento.

“A realidade é que crianças e jovens estão crescendo em um ambiente com mais opções de informação, entretenimento e interatividade que em qualquer outro momento da história. Criar, participar e se comunicar nessa trama onde tantos fios (confusamente) se entrelaçam passou a ser parte da vida de diferentes gerações com recursos e graus de escolaridade bastante diversos”, destaca o Guia da Educação Midiática, uma produção do EducaMídia que apresenta conceitos e práticas de educação midiática para educadores e gestores. “Sem as habilidades para acessar, analisar, refletir criticamente sobre informações recebidas e enviadas para a tomada das melhores decisões em temas cotidianos relacionados a saúde, trabalho, política e entretenimento, seremos privados de uma participação ativa, positiva e consciente no mundo.”

Tais competências fazem parte de uma visão expandida da alfabetização e precisam ser encaradas como um direito do estudante. Diversos pesquisadores e organizações veem o letramento midiático como um componente fundamental na escola —e na vida. A pauta está na agenda da Unesco desde a década de 1980 e, no Brasil, um interesse crescente surgiu por parte de professores, entre outros motivos, com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nada indica que o rápido desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação ou o fluxo de informações a que estamos expostos serão freados —pelo contrário. É neste contexto que devemos nos perguntar: como as escolas têm se colocado neste mundo em que o aprendizado não tem mais lugar ou horário definidos para acontecer e os papéis de alunos e professores são (ou deveriam ser) outros?

Foto de Daniela Machado

Daniela Machado

Coordenadora EducaMídia

Coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta que tem como focos a formação de professores e a produção de conteúdos sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade