Imagem de carregamento
— Notícias

Novembro antirracista: combata o preconceito na sala de aula com educação midiática

20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, mas o combate ao preconceito racial deve fazer parte dos currículos escolares de forma contínua. Por isso, use este...

Imagem de destaque do post

20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, mas o combate ao preconceito racial deve fazer parte dos currículos escolares de forma contínua. Por isso, use este mês para iniciar esse debate em sala de aula, incentivando os alunos e alunas a olharem para as mídias e mensagens que consomem de forma crítica e responsável.

Por exemplo: uma das formas mais insidiosas de exclusão social é o preconceito implícito em mensagens de mídia, que muitas vezes é naturalizado ou passa despercebido. Estereótipos étnicos ou de gênero, linguagem ofensiva a determinados grupos ou até mesmo a ausência de certas vozes são fatores muito enraizados e que perpetuam injustiças. Mostrar isso às crianças e aos jovens é fundamental na construção da cidadania deles.

Abaixo, acesse GRATUITAMENTE alguns dos nossos recursos para incentivar a diversidade por meio da educação midiática na escola:

Glossário Interativo Representatividade x Preconceito

Live EducaMídia discute participação cívica por meio das redes

Live EducaMídia discute Representação e Preconceito nas Mídias

Plano de Aula #RedesParaOBem: Minha voz nas redes

Série MídiaMundo

Série Me Explica, Vai

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade