Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Livro para professores incentiva desenvolvimento de habilidades dos jovens na era digital

A educação em tempos digitais é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea. Como a pandemia de Covid-19 tem mostrado, as dificuldades são múltiplas, inclusive no que se...

Imagem de destaque do post

A educação em tempos digitais é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea. Como a pandemia de Covid-19 tem mostrado, as dificuldades são múltiplas, inclusive no que se refere ao desenvolvimento de habilidades e competências das crianças e jovens para lidar com o chamado ensino híbrido, que exige independência, criatividade e autonomia de educadores e estudantes.

O lançamento do livro Corações e MentesPensando de forma autônoma fora e dentro da internet tem o objetivo de contribuir para o convívio respeitoso e democrático nas interações off-line e on-line, com base no pensamento reflexivo e autônomo e em habilidades sociais e emocionais de convivência. Com texto e coordenação geral de Bernardo Sorj e Alice Noujaim e atividades de Maura Marzocchi e Bruno Ferreira, o livro tem apoio do Instituto Palavra Aberta e da Plataforma Democrática.

A obra é um texto de uso pedagógico que visa contribuir para a formação de cidadãos livres e autônomos, apresentando diversos mecanismos psicológicos que afetam nossa capacidade de pensar e julgar. Assim sendo, o livro incentiva que os alunos e alunas desenvolvam as habilidades e competências necessárias para que possam conviver de forma respeitosa e agir de forma reflexiva. . Para isso, sugere uma série de atividades e exercícios.

O livro é destinado a professores de todas as etapas da educação básica, podendo ser adaptado pelas mais diversas disciplinas, além de ser uma ferramenta importante para impulsionar o bem-estar na convivência cotidiana e a participação dos alunos em tempos de ensino híbrido.

Educar para o autoconhecimento é cada vez mais importante, já que a comunicação eletrônica propicia as pessoas a transmitirem mensagens sem tomarem o tempo e a prudência necessários para avaliar suas consequências. Assim sendo, Corações e Mentes é uma obra relevante para tempos de desinformação, em que os vieses cognitivos que tanto influenciam nossa capacidade reflexiva e nossas emoções, limitando nosso potencial de nos orientar, dentro e fora da internet, estão em discussão.

A obra está disponível para acesso livre aqui no nosso site! Acesse.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade