Imagem de carregamento
— Notícias

Live EducaMídia fala sobre o projeto Imprensa Jovem

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Um grande desafio em tempos de desinformação tem sido mostrar a importância da imprensa para os jovens. Foi pensando nesse tema e, claro, nos desafios da implementação da...

Imagem de destaque do post

Um grande desafio em tempos de desinformação tem sido mostrar a importância da imprensa para os jovens. Foi pensando nesse tema e, claro, nos desafios da implementação da educação midiática nas escolas, que o EducaMídia promoveu uma ampla discussão sobre o projeto Imprensa Jovem.

O Imprensa Jovem é uma das maiores iniciativas de educomunicação do País. Foi criado em 2005 pelo Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de São Paulo como maneira de desenvolver, nas escolas da rede, pequenas agências de notícia, engajando as crianças e jovens no processo de educação midiática e informacional que uma atividade como essa proporciona.

Por isso, Carlos Lima, fundador do projeto, professor e coordenador do núcleo de Educomunicação da prefeitura paulistana, foi o convidado da live, que foi ao ar na última quinta-feira, dia 12, conduzida por Mariana Ochs e Daniela Machado, coordenadoras do EducaMídia. A live vai ao ar às quintas-feiras no Facebook e Youtube.

O projeto
Segundo Lima, a iniciativa nasceu quando ele fazia parte do projeto Rádio Escola no bairro São Miguel Paulista, zona leste de SP. Em uma reunião de pauta, um dos integrantes do grupo de estudantes sugeriu fazer uma rádio para os alunos do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O Imprensa Jovem surgiu com a finalidade de ampliar a Rádio Escola, que veiculava músicas, notícias e informações, constituindo assim uma agência de notícias que fazia a cobertura de eventos da escola, da comunidade e depois do bairro”, explicou.

Ele complementou que o projeto se tornou um programa público de educação, o que, a rigor, permite que qualquer cidade ou estado que queira participar se inspire na experiência da rede.

Reconhecimento
Lima destacou a importância de o Imprensa Jovem ter conquistado o reconhecimento da UNESCO por meio de uma premiação  internacional, na Global Mil Week deste ano, como a primeira iniciativa brasileira que conquistou tal hont para poder abrir espaço para o trabalho da educação midiática e da Educomunicação. “A educação é a alma do futuro”, afirmou.

O educador ressaltou que a implementação do Imprensa Jovem nas escolas não é difícil. Ou seja, tem um bom potencial para ser replicado, o que motiva a criação de outras iniciativas semelhantes que promovam a educação midiática nas unidades de ensino e nas comunidades. “A educomunicação pensa no empoderamento dos grupos sociais a partir de metas estabelecidas, e estas metas dizem respeito à prática da cidadania, como diz o professor Ismar de Oliveira Soares”, reforçou Lima.

Para ele, construir cidadania no espaço escolar é dar espaço para a democracia. “Precisamos ouvir o outro, dado espaço para ele falar também. Empatia é algo que precisa estar na alma da escola”, concluiu.

Recursos
Para saber mais sobre o projeto Imprensa Jovem, clique aqui.

Para participar do grupo no Facebook Ideias Educação, mencionado por Lima na live, clique aqui.

Consulte e baixe também recursos do EducaMídia sobre o tema: live Por que tem jornalismo na BNCC?  (aqui), live sobre Participação Cívica (aqui) e Websérie Conhecer para Defender (aqui).

Baixe o Guia da Educação Midiática gratuitamente (aqui).

Para assistir ao vídeo completo com Carlos Lima, Mariana Ochs e Daniela Machado, clique aqui.

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade