Imagem de carregamento
— Notícias

Live EducaMídia fala sobre o papel das bibliotecas na educação midiática

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Soraya Lacerda e Wander Filho Pavão são bibliotecários de formação, trabalham na Casa Thomas Jefferson em Brasília (DF) e são facilitadores do EducaMídia. Com esse ótimo currículo, eles foram...

Imagem de destaque do post

Soraya Lacerda e Wander Filho Pavão são bibliotecários de formação, trabalham na Casa Thomas Jefferson em Brasília (DF) e são facilitadores do EducaMídia.

Com esse ótimo currículo, eles foram os convidados da live semanal do programa, que vai ao ar às quintas no Facebook e Youtube. O papo foi comandado por Mariana Ochs, uma das coordenadoras do EducaMídia.

Habilidades
Durante a live, Wander ressaltou a importância de bibliotecários e demais profissionais da educação construírem repertório para organizar o conhecimento.  Na avaliação dele, o educador precisa ler bastante e buscar fluência digital, habilidades com tecnologias e ter um comportamento proativo para ser mediador e curador do conhecimento.

Na avaliação de Soraya, a curadoria é um conjunto de habilidades que envolve a coleta, a conexão de conteúdos e a oportunidade de compartilhamento e colaboração. Ela destacou a importância de trabalhar nas crianças a busca e pesquisa por fontes, posicionando os alunos no papel de verdadeiros produtores de conteúdo, com autonomia e análise crítica.

Dicas para um bibliotecário midiático
Wander destacou também a importância de se usar, nas bibliotecas, recursos abertos e materiais gratuitos, oferecendo aos professores alternativas para que eles possam usar para enriquecerem suas aulas.

Para Soraya, é importante também que o bibliotecário seja criativo e trabalhe com materiais que cheguem mais rápido para o usuário, atendendo às necessidades mais específicas de consumo de informação por parte dos alunos e educadores.

Ambos destacaram a colaboração da biblioteca com instituições de ensino, centros culturais, museus e rádios comunitárias.

Futured: o futuro da educação
Em breve, o EducaMídia, em uma parceria com a Casa Thomas Jefferson e com o apoio da Embaixada Americana, oferecerá gratuitamente o curso de “Educação Midiática para Bibliotecários: conceitos e práticas”. De acordo com Soraya, o curso faz parte de um programa maior para discussão e reflexão sobre a educação do futuro.

Para saber mais informações sobre a formação, acompanhe as redes e o site do EducaMídia.

Para assistir à live com Soraya Lacerda e o Wander Filho na íntegra, clique aqui.

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade