Imagem de carregamento
— Notícias

Live EducaMídia fala sobre o Guia da Educação Midiática

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Com a finalidade de fortalecer  e fomentar a educação midiática no Brasil, o EducaMídia  lançou o Guia da Educação Midiática, um livro que convida educadores e demais agentes...

Imagem de destaque do post

Com a finalidade de fortalecer  e fomentar a educação midiática no Brasil, o EducaMídia  lançou o Guia da Educação Midiática, um livro que convida educadores e demais agentes ligados à educação a refletir sobre a importância e a urgência de prepararmos crianças e jovens para uma relação rica e fortalecedora com as mídias.

Para mostrar em detalhes o que a obra traz, o EducaMídia dedicou mais uma live ao guia, comandada pelas coordenadoras do programa e duas das autoras Daniela Machado e Mariana Ochs. A live foi ao ar na última quinta-feira, dia 03.

Objetivo
Mariana Ochs ressaltou no início da live que o Guia da Educação Midiática é resultado de todos os trabalhos que o EducaMídia vem fazendo desde o seu início, em junho de 2019, por meio da formação de multiplicadores, eventos, palestras e seminários.

O  guia está disponível para download gratuito mas, de acordo com ela, está sendo estudada uma forma de disponibilizar exemplares impressos para a venda a preço de custo. “Contudo, todos podem baixar o Guia da Educação Midiática na versão em PDF, que é inteiramente gratuita”, lembrou ela (baixe aqui).

Mariana Ochs acrescentou ainda que a publicação não é acadêmica, mas tem um conteúdo denso sobre o que é educação midiática, com ferramentas pedagógicas e atividades que dão suporte à prática de sala de aula.

Daniela Machado complementou que o guia trata desde os conceitos e práticas adotados no mundo todo sobre o tema até exemplos e sugestões flexíveis que podem, a rigor, serem adaptadas em todas as disciplinas e para várias faixas etárias.

Ela frisou ainda que o Guia da Educação Midiática tem uma linguagem didática para que todos os educadores possam tirar o melhor proveito do seu conteúdo.

Cursos
Mariana Ochs destacou que o EducaMídia, por meio do Palavra Aberta, promove cursos de formação de multiplicadores com a finalidade de capacitar pessoas para que elas possam multiplicar a prática da educação midiática nos seus contextos educacionais diversos.

“Os cursos de formação de multiplicadores vinham sendo ministrados presencialmente, como se deu por exemplo nas cidades de Brasília e São Paulo, antes da pandemia. Agora estamos fazendo online e é um sucesso”, relatou.

Ela complementou que, com a pandemia, foi elaborada a primeira versão do curso de formação de multiplicadores no formato online, que contou com a presença de cerca de 700 pessoas inscritas.

“Os inscritos no curso de formação online precisam produzir um material para a certificação como plano de aula, ideia de formação de professores e um recurso de modo a promover ampliação da educação midiática em todo o Brasil”, concluiu Mariana.

Sorteio
Ao longo da live as coordenadoras deram o resultado do sorteio de 10 exemplares físicos do guia. São os seguintes perfis do Instagram: @robertacaparelli, @laurinda_ncosta, @thomazetti, @mivida_mimundo, @diego_dynczuki, @lucianayoco, @paixaotaciana, @rbkcris, @sandmarasantos e @bruno.nefelibata

Os sorteados devem enviar, até o próximo dia 08/12, seus dados de postagem (nome completo, endereço completo com CEP) para o e-mail  educamidia@palavraaberta.org.br.

Recursos
Consulte os recursos citados na live: glossário interativo (aqui) e o Guia da Educação Midiática (aqui).

Para assistir ao vídeo com Daniela Machado e Mariana Ochs na íntegra, clique aqui.

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade