Um dos maiores desafios da pandemia é a educação de crianças e jovens. Com a reabertura das escolas para aulas presenciais, muito tem se falado sobre ensino híbrido, termo que tem causado muitas dúvidas entre educadores e famílias.
Foi pensando nisso que o tema da primeira live de 2021 do EducaMídia veio em forma de pergunta: Como a educação midiática e o ensino híbrido estão relacionados? Partindo desta questão, o EducaMídia promoveu uma ampla discussão para apoiar professores e demais profissionais da educação nesse momento de transição.
Para falar sobre esse desafio e apresentar perspectivas, Daniela Machado e Mariana Ochs, coordenadoras do EducaMídia, trouxeram diversas referências e dicas. A live foi ao ar no dia 11 de fevereiro no Facebook e Youtube.
Ensino híbrido
Mariana Ochs ressaltou, no início de sua fala, a preferência pelo uso do termo “educação híbrida” no lugar de “ensino híbrido”. Para ela, o primeiro transmite uma dinâmica de construção contínua, de um processo de aprendizado que não se esgota. “É como a educação midiática: estamos sempre aprendendo, isso não termina”, explicou ela.
“A educação híbrida é uma abordagem didática que combina intencionalmente, no mesmo projeto de aprendizagem, momentos coletivos presenciais e não presenciais. Estes são supervisionados pelo educador quando os alunos estão realizando as atividades de maneira autônoma com o uso de tecnologia”, continuou Mariana.
Ela destacou que se trata de um percurso autônomo de investigação, produção que explora de maneira diversa o mesmo conteúdo criando experiências de aprendizagem ativas e personalizadas o que é outro componente muito importante da educação híbrida”, concluiu.
Educação midiática
Na avaliação de Mariana Ochs, neste processo de educação híbrida, a educação midiática é fundamental, pois conjuga a construção autônoma do conhecimento e o uso qualificado da tecnologia, com percursos personalizados e produção criativa, crítica e ética de mídia, afirmou.
A educadora enfatizou a importância da alternância entre momentos coletivos, em grupo, e de trabalho autônomo. “É importante frisar que o trabalho autônomo não é uma atividade realizada pelo estudante sozinho, mas sim com a orientação de um professor”, explicou Ochs.
Daniela Machado complementou afirmando o conceito de autônomo nesse contexto tem a ver com o conhecimento, a confiança e as habilidades necessárias para que o aluno aproveite o caminho do aprendizado, o que indica a plena presença da educação midiática. “Somente assim o aluno estará preparado para enfrentar boa parte da jornada de aprendizagem”, concluiu.
Recursos
No final da live, Mariana e Daniela indicaram alguns dos recursos que estão disponíveis aqui no site do EducaMídia. São eles:
Todas as lives de 2020. Clique aqui.
Guia da Educação Midiática gratuitamente. Clique aqui.
Para assistir ao vídeo com Mariana Ochs e Daniela Machado na íntegra, clique aqui.