Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Liberdade de expressão é base para outros direitos fundamentais

Foto de Patricia Blanco
Autor Patricia Blanco Presidente do Instituto Palavra Aberta Sobre o autor

Comemoração dos 30 anos do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa reforça a necessidade de vigilância constante

Imagem de destaque do post

📸: freepik

“Sem fatos, você não pode ter a verdade. Sem verdade, você não pode ter confiança. Sem confiança, não compartilhamos a realidade, não há democracia, e torna-se impossível lidar com os problemas existenciais do nosso mundo: clima, coronavírus, a batalha pela verdade.” É da jornalista filipina Maria Ressa, vencedora do Prêmio Nobel de 2021, a correlação que resume bem o tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (WPFD, na sigla em inglês) deste ano, celebrado nesta quarta-feira (3) e lembrada pela diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, no discurso de abertura da conferência realizada na sede da ONU, em Nova Iorque: 

Sob o tema “Moldando um futuro de direitos: a liberdade de expressão como um motor para todos os outros direitos humanos”, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que lidera as celebrações do WPFD – neste ano em seu 30º aniversário –, quer fomentar um necessário debate a respeito de uma perigosa equação.

Se é verdade que o direito à liberdade de expressão, consagrado no artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, é o fiador dos demais direitos, também é verdade que a segurança dos jornalistas e o livre acesso à informação estão sob ameaça, o que pode desencadear um danoso efeito dominó.

Na prática, sem imprensa livre, destaca a UNESCO, ficam mais vulneráveis as causas ambientais, os direitos das mulheres, das crianças e indígenas, os direitos digitais, o combate à desinformação, a luta contra a corrupção e outros tantos. Diante dos desafios impostos atualmente à humanidade, também ficam ameaçados o respeito à diversidade e à pluralidade.

O fato é que a escalada de violência contra jornalistas e o aumento de campanhas de desmoralização da imprensa estão, infelizmente, bem consolidados. E não é uma situação apenas brasileira. Ocorre em diferentes regiões do planeta, a reboque de um processo de autocratização que, em 2022, chegou a um número recorde, segundo o mais recente relatório anual do instituto V-Dem, lançado em março.

O estudo registra que 42 países estavam nesse processo no final de 2022, incluindo o Brasil — no ano anterior, eram 33, conforme registrou esta Folha de S.Paulo. Muitos desses países têm grandes populações: juntos, abrigam 43% da população global. Em 1999, apenas 3% viviam em países com guinada uma ao autoritarismo, ainda segundo este jornal.

A comemoração dos 30 anos do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa coincide com outra data emblemática: o 75º aniversário da Declaração dos Direitos Humanos. É neste contexto que o debate em torno da liberdade de expressão como pilar de sustentação de outros direitos ganha força. Somente a partir da livre expressão, é possível construir uma sociedade democrática, que preserve a dignidade e autonomia do cidadão.

Nesse processo, há outra correspondência fundamental, destaca Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil, em entrevista exclusiva ao Instituto Palavra Aberta: sem educação midiática não há diálogo humano democrático. “Nesta atual era global – na qual a midiatização se tornou profunda e intensa, e a informação, contínua e crescente –, a fusão entre jornalismo e educação midiática é uma das melhores garantias para a manutenção da democracia”, diz Marlova.

Essa foi a mensagem de muitos participantes da conferência realizada na sede da ONU, em Nova Iorque, inclusive da diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, que declarou que a preservação da liberdade de expressão e o respeito aos direitos humanos passa pelo empoderamento do cidadão, pela valorização da informação de qualidade e pela capacidade de saber diferenciar fato de ficção — competências desenvolvidas a partir da educação midiática e informacional.

No rol de alertas, ficou também a mensagem inspiradora da Agnès Callamard, secretária-geral da Anistia Internacional: “Neste cenário desafiador para a liberdade de expressão e de imprensa em que vivemos, precisamos resistir, reconstruir e reimaginar um futuro onde todos possam usufruir dos direitos fundamentais sem medo ou risco”. 

Que assim seja!

Foto de Patricia Blanco

Patricia Blanco

Presidente do Instituto Palavra Aberta

Patricia Blanco é presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade que lidera o EducaMídia, programa de educação midiática com foco na formação de professores e produção de conteúdo sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade