Objetivos
Demonstrar que interagimos com gráficos e estatísticas o tempo todo, em diversos meios de comunicação, e que estes dados, em forma de imagem, servem para informar, persuadir e, ocasionalmente, desinformar. Analisar narrativas com dados e infografia e compreender as possíveis manipulações desses materiais.
Roteiro de aula
(Este plano de aula faz parte do projeto #FakeToFora – Quem vota se informa. Para conhecer o projeto completo, clique aqui.)
AULA 1 – O PODER DOS GRÁFICOS
ATIVAÇÃO
5 min | Inicie o encontro com a seguinte frase: “Gráficos são imagens que podem informar melhor que um texto”. Pergunte aos alunos se eles concordam com a afirmação e se acreditam que gráficos são um bom modo de obter informações. Depois de um breve momento de conversa, peça para que prestem bastante atenção à leitura de um texto.
DESENVOLVIMENTO
5 min | Neste primeiro momento, apenas leia em voz alta e não mostre o texto aos alunos: “Em janeiro, Maria tinha 17% das intenções de voto e João, 32%. No mês de fevereiro, as intenções de voto de Maria subiram para 19% e as de João oscilaram para 31%. Em seguida, em março, as intenções de voto de Maria subiram para 21% e as de João, para 40%. Em abril, João tinha 37% das intenções de voto e Maria, 29%. Em maio, as intenções de voto de João caíram para 32%, enquanto as de Maria subiram para 34%. Em junho, Maria tinha 36% das intenções de votos e João, 33%.”
20 min | Depois de ler o texto, peça para que os alunos falem sobre como eles enxergam a trajetória dos dois candidatos fictícios. Em seguida, projete o texto para os alunos (slides 1), ou forneça cópias impressas dele. Dê um tempo para que leiam o texto e pergunte se ficou mais fácil entender a trajetória dos candidatos agora.
Após uma breve discussão a respeito da leitura do texto ter facilitado o entendimento das informações, apresente o gráfico para a turma (slide 2) e pergunte: e agora, qual das três formas de receber as informações sobre as intenções de votos dos candidatos foi mais eficaz?
⇨ Neste primeiro momento da aula, a intenção é mostrar como os dados podem ser melhor visualizados por meio de gráficos. A ideia agora não é tratar da manipulação dos gráficos, mas, se o assunto surgir, diga que é algo muito importante e que trataremos mais profundamente disso na sequência.
FECHAMENTO
10 min | Para que os alunos entendam melhor uma das principais formas de manipular gráficos, exiba o vídeo “Gráficos de linha enganosos”, da Khan Academy Brasil. O vídeo usa o exemplo hipotético de uma marca de refrigerante que fez uma pesquisa sobre a preferência dos consumidores e apresentou seus dados de forma a tentar manipular o público. Esse vídeo é uma boa maneira de mostrar que a manipulação de gráficos não se restringe ao ambiente eleitoral.
Educador(a): Escolher exemplos reais de gráficos usados em campanhas políticas pode gerar desconforto. É importante que, neste momento, o professor não se posicione politicamente, mas permita que os alunos emitam suas opiniões sem se alongarem em muitos assuntos que fujam ao tema ou se tornem pessoais demais. Vale lembrar que nem sempre os erros em gráficos são intencionais e com o objetivo de manipular o público.
AULA 2 – NÃO ME ENGANA QUE EU NÃO GOSTO
ATIVAÇÃO
10 min | Vamos fazer o “Desafio dos gráficos”. Divida os alunos em três grupos, para analisarem diferentes coleções de gráficos que podem levar o leitor a uma interpretação equivocada dos números de uma pesquisa. Se a turma for grande, você pode dividi-la em seis ou nove grupos. Neste documento, é possível encontrar a atividade com os gráficos e campo para avaliação do grupo.
⇨ É possível imprimir o arquivo, ou trabalhar com sua versão editável, dependendo da disponibilidade de equipamentos e conexão com a internet.
Os grupos deverão analisar os gráficos e formular avaliações dos mesmos.
15 min | Em seguida, peça aos grupos que apresentem seus gráficos para a turma e expliquem sua avaliação. Nos slides da aula, temos os gráficos dos três grupos, seguidos de uma explicação do erro e o gráfico corrigido ao lado. Apresente a explicação do erro somente após a apresentação do(s) grupo(s).
FECHAMENTO
15 min | Depois de compreender mais sobre os gráficos e como eles podem ser enganosos, peça aos alunos que criem posts para as redes sociais explicando o que aprenderam. Podem ser vídeos curtos, no estilo Tiktok, Reels (do Instagram) ou Shorts (do YouTube), uma sequência de tuítes ou no formato de imagens, como memes e posts explicativos.
⇨ Apesar de sua aparente simplicidade, memes oferecem diversas camadas de significado. Demandam repertório complexo, trazem assuntos e discussões do momento e podem incentivar os alunos a se manter atualizados. Trabalhar com memes de forma reflexiva possibilita o desenvolvimento da leitura crítica, aumento de repertório e protagonismo do aluno (saiba mais sobre memes em bit.ly/livememes).
Educador(a): Algo que pode ser bem interessante é a criação de um perfil em rede social para o projeto, em que esses conteúdos sejam publicados, depois de avaliados e validados pelo professor.
Criado por Estevão Zilioli para www.educamidia.org.br
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Materiais da aula
Para explorar mais
– Oficina “Como o design ajuda na leitura de dados” (Festival Nexo + Nexo Políticas Públicas)
– Gráficos podem mentir: uma proposta de atividade com estatística para a educação básica
– [PLANO DE AULA] Números que contam histórias