Objetivos

As inteligências artificiais que encontramos no cotidiano sem dúvida facilitam o nosso dia a dia e trazem inúmeras vantagens, mas também apresentam riscos. Nesta atividade vamos descobrir como as IAs já fazem parte do nosso cotidiano há bastante tempo, entender onde estão presentes e como atuam, e refletir sobre seus riscos e benefícios.

Roteiro de aula

Esta é uma sugestão de sequência didática. Adapte segundo a faixa etária e o tempo disponível.

— Deixe que os estudantes elaborem hipóteses, em pares ou em grupos, sobre as circunstâncias em que podem encontrar aplicações da inteligência artificial no seu dia a dia.

— Peça aos grupos para apresentarem suas hipóteses.

— Distribua o roteiro da aula ou apenas o quadro das ocorrências de IA para uma leitura nos grupos.

— Peça aos grupos que discutam entre si como essas tecnologias mudaram a maneira como fazemos as atividades descritas.

— Pergunte se eles acham que essas mudanças só oferecem vantagens, ou se conseguem pensar em riscos também. Utilize o roteiro de discussão para conduzir uma discussão, ou se preferir distribua os tópicos entre os grupos de alunos. Os grupos podem pesquisar os pontos levantados se necessário.

— Conduza uma discussão coletiva sobre os achados. Produza, no quadro da sala ou em meio digital, uma nuvem de palavras sobre os conceitos levantados (privacidade, segurança, conveniência, produtividade, etc).

— Reflexão final: o que precisamos saber para fazer um bom uso da IA?

Materiais da aula