Imagem de carregamento
— Notícias

Instituto Palavra Aberta e TV Cultura lançam “Me Explica, Vai!”

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Programa tem como objetivo promover a educação midiática para crianças e jovens e estreia na segunda, 7 de dezembro

Imagem de destaque do post

Nesta segunda-feira, 07/12, o Instituto Palavra Aberta e a TV Cultura lançam a série de interprogramas Me Explica, Vai!Os 24 programetes, de cinco minutos cada, serão exibidos diariamente, de segunda a sexta-feira, às 20h30, na grade da emissora, com a finalidade de difundir a educação midiática entre crianças e jovens.

O projeto nasceu da urgência de preparar crianças e jovens para uma relação fortalecedora com as mídias em um mundo cada vez mais conectado. É preciso incentivar o uso da reflexão, do senso crítico e da responsabilidade para lidar com os desafios desse meio, como o excesso de informações, fake news e a distorção da percepção da realidade, tão presentes na vida atual.

Me Explica, Vai! mescla dramaturgia com a participação de entrevistados como os jornalistas Rosana Hermann, Marcelo Tas, Leão Serva e Rodrigo Ratier, e a diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, Luana Génot. Cada episódio conta com a participação de um especialista para falar sobre o assunto, com a curadoria do Instituto Palavra Aberta. “Buscamos criar um ambiente propício para que os jovens reflitam sobre as transformações de comportamento que se verificam a partir da utilização das redes sociais”, esclarece Enéas Carlos Pereira, diretor de programação da TV Cultura.

Para Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, saber ler o que chega às nossas mãos não é mais suficiente nos dias de hoje: é preciso interpretar intenção, autoria e contexto de cada mensagem recebida. “Precisamos formar as crianças e os jovens para que eles tirem o melhor proveito da relação com as mídias, aprendendo com elas e participando ativamente da vida democrática”.

Com o passar do tempo, a educação midiática tem se tornado essencial para formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes. Ao desenvolver habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica em todos os formatos de informação e mídia, o jovem deixa de ser apenas consumidor de conteúdo e passa a ser produtor de conhecimento. Dessa forma, com a capacidade de refletir e de ter voz ativa em uma sociedade conectada, ele será capaz de mobilizar as ferramentas necessárias para seu crescimento pessoal e beneficiar a toda comunidade – objetivo para o qual o programa Me Explica, Vai! deve contribuir.

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade