Nesta segunda-feira, 07/12, o Instituto Palavra Aberta e a TV Cultura lançam a série de interprogramas Me Explica, Vai!. Os 24 programetes, de cinco minutos cada, serão exibidos diariamente, de segunda a sexta-feira, às 20h30, na grade da emissora, com a finalidade de difundir a educação midiática entre crianças e jovens.
O projeto nasceu da urgência de preparar crianças e jovens para uma relação fortalecedora com as mídias em um mundo cada vez mais conectado. É preciso incentivar o uso da reflexão, do senso crítico e da responsabilidade para lidar com os desafios desse meio, como o excesso de informações, fake news e a distorção da percepção da realidade, tão presentes na vida atual.
Me Explica, Vai! mescla dramaturgia com a participação de entrevistados como os jornalistas Rosana Hermann, Marcelo Tas, Leão Serva e Rodrigo Ratier, e a diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, Luana Génot. Cada episódio conta com a participação de um especialista para falar sobre o assunto, com a curadoria do Instituto Palavra Aberta. “Buscamos criar um ambiente propício para que os jovens reflitam sobre as transformações de comportamento que se verificam a partir da utilização das redes sociais”, esclarece Enéas Carlos Pereira, diretor de programação da TV Cultura.
Para Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, saber ler o que chega às nossas mãos não é mais suficiente nos dias de hoje: é preciso interpretar intenção, autoria e contexto de cada mensagem recebida. “Precisamos formar as crianças e os jovens para que eles tirem o melhor proveito da relação com as mídias, aprendendo com elas e participando ativamente da vida democrática”.
Com o passar do tempo, a educação midiática tem se tornado essencial para formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes. Ao desenvolver habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica em todos os formatos de informação e mídia, o jovem deixa de ser apenas consumidor de conteúdo e passa a ser produtor de conhecimento. Dessa forma, com a capacidade de refletir e de ter voz ativa em uma sociedade conectada, ele será capaz de mobilizar as ferramentas necessárias para seu crescimento pessoal e beneficiar a toda comunidade – objetivo para o qual o programa Me Explica, Vai! deve contribuir.