Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Informação é poder

Foto de Daniela Machado
Autor Daniela Machado Coordenadora EducaMídia Sobre o autor

O jornalismo responsável deve, além dos cuidados com a notícia, ser transparente com o público

Imagem de destaque do post

As decisões mais relevantes da vida são, em geral, acompanhadas de pesquisa e reflexão. Precisamos de informações que sirvam de parâmetro para nossas escolhas —seja no campo pessoal (ao definir uma profissão ou a cidade onde morar, por exemplo) ou nos momentos em que, coletivamente, somos chamados a eleger nossos representantes no governo.

Sem dados precisos, é impossível fazer as melhores escolhas. E é justamente aqui que a imprensa livre e independente pode fazer muita diferença.

trabalho dos jornalistas ao investigar, confirmar e publicar informações é crucial para que os eleitores comparem candidatos, avaliem a viabilidade das promessas de campanha, reflitam sobre áreas e setores que consideram mais necessitados e, então, escolham seus candidatos. Nesta jornada, é comum que políticos sintam-se incomodados e reclamem. Faz parte do jogo.

Cabe à nós, enquanto sociedade, defender o papel da imprensa. Mas, para isso, é preciso entendê-lo, conhecer seus bastidores, sua “cozinha”. Jornalismo tem método, e é importante que ele seja compreendido pelo maior número de pessoas. Não se trata de apoiar incondicionalmente a atividade —sabemos que, como em qualquer outra profissão, há falhas e elas precisam ser apontadas. Mas até para que as críticas sejam mais assertivas é preciso conhecer o jornalismo.

Diante da superabundância de informações a que estamos expostos hoje em dia, é vital que a imprensa seja capaz de comunicar seus procedimentos, caminhos e decisões. É essa transparência que ajudará a sociedade a distinguir um conteúdo tratado com responsabilidade de outros tantos que chegam até nós sem autoria conhecida, sem evidências apresentadas e sem qualquer compromisso com a precisão. “À mulher de César não basta ser honesta.”

Também importa para o público saber quais os obstáculos enfrentados pelo jornalista, em que muros esbarrou e quais informações não conseguiu obter.

Nesta semana, o jornal The New York Times fez barulho ao publicar dados sobre o imposto de renda do presidente norte-americano Donald Trump e de suas empresas. Desde a campanha eleitoral de 2016, ele vinha se recusando a tornar públicas informações detalhadas sobre suas finanças (atitude inédita para um candidato à presidência dos Estados Unidos desde pelo menos a década de 1970). Além dos dados em si, o NYT publicou uma nota para explicar o trabalho. “Estamos publicando esta reportagem porque acreditamos que os cidadãos devem saber o máximo possível sobre seus líderes e representantes —suas prioridades, suas experiências e também suas finanças”, afirma.

E, já antecipando eventuais críticas, acrescenta: “Alguns podem questionar a publicação de informações fiscais pessoais do presidente. Mas a Suprema Corte tem decidido repetidamente que a Primeira Emenda [à Constituição norte-americana] permite que a imprensa publique informações com valor noticioso obtidas legalmente por repórteres mesmo quando aqueles que estão no poder lutam para escondê-las”.

No Brasil, a Constituição Federal (que completa 32 anos na próxima segunda-feira, dia 5) trata o acesso à informação como direito fundamental, assegurando a livre expressão da comunicação e abrindo espaço para que qualquer cidadão solicite dados ao governo —o que foi regulamentado pela Lei de Acesso à Informação. Também aqui o jornalismo tem mostrado papel importante: não só ao fazer uso dessa possibilidade, mas principalmente pelo compromisso em “traduzir” para a população em geral documentos, tabelas e dados que muitas vezes carecem de contexto ou não são de leitura simples.

Esta é uma das várias funções da imprensa. Para entender melhor os caminhos e procedimentos de jornalistas profissionais, da elaboração de uma pauta até a publicação da notícia, o Instituto Palavra Aberta criou a websérie “Conhecer Para Defender”, com apoio do Facebook. Nela, jornalistas que trabalham em diferentes formatos e para diferentes públicos, explicam de modo didático seu dia a dia e refletem sobre suas responsabilidades.

Estamos nos aproximando de mais uma eleição. É novamente uma oportunidade de comprovar como nossa capacidade de análise está diretamente ligada à qualidade das informações de que dispomos. Nesse contexto, a função do jornalismo não é mover o eleitor para este ou aquele lado; e sim informar o cidadão para que ele tenha condições de escolher a própria direção.

Foto de Daniela Machado

Daniela Machado

Coordenadora EducaMídia

Coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta que tem como focos a formação de professores e a produção de conteúdos sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade