Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Inclusão digital precisa ser sinônimo de educação midiática

Foto de Elisa Thobias
Autor Elisa Thobias Assistente de comunicação Sobre o autor

Para que o cidadão possa participar ativamente do mundo conectado, desenvolver certas habilidades é fundamental

Imagem de destaque do post

📸: freepik

No início de junho, o Senado Federal aprovou por unanimidade a PEC 47/2021, de autoria da senadora Simone Tebet (MDB/MS). O texto adiciona ao artigo 5° da Constituição um dispositivo que assegura a todos os brasileiros e brasileiras o direito à inclusão digital, e obriga o poder público a promover políticas públicas que ampliem o acesso à internet em todo o território nacional.

Isso quer dizer que se aprovada pela Câmara dos Deputados, a inclusão digital passa a ser um direito constitucional. Será obrigatório um planejamento para sua implantação, com prazos a serem cumpridos para que a emenda seja efetivada. 

Nesse processo, é fundamental que as escolas e os demais ambientes de ensino sejam contemplados, pois são os locais ideais para que a lei saia do papel e se torne realidade. Há, inclusive, arcabouço legal já instituído para isso: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que referencia a criação de currículos das escolas brasileiras, incentiva a modernização das práticas pedagógicas com o uso da tecnologia. Ela promove a abordagem do tema em cada etapa da educação básica e área de conhecimento. 

Na competência geral 5 da BNCC, por exemplo, há o incentivo a “compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” Ou seja: os professores devem apoiar os alunos para que eles tirem o máximo proveito do ambiente digital. 

Não podemos perder de vista, é claro, a desigualdade brasileira, que também atinge o sistema de ensino regionalmente: muitas escolas e redes não contam com saneamento básico, por exemplo, quanto mais com equipamentos tecnológicos. Por isso, é preciso que o poder público crie, implemente e gerencie políticas públicas que deem conta da compra e manuseio de computadores e tablets para serem usados com fins pedagógicos.

Também é necessário que os governos realizem formações de educadores para que professores, coordenadores e diretores compreendam que ser incluído digitalmente é mais do que poder acessar a internet: é ter o pleno domínio das ferramentas de acesso à informação. E a educação midiática pode apoiar esse processo. 

A educação midiática é o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos. Ela dá sentido ao uso da tecnologia, permitindo com que os alunos criem uma relação mais significativa com os meios digitais. Mesmo que a escola não possua uma estrutura computacional robusta, é possível desenvolver projetos que estejam em sintonia com as competências gerais e as habilidades da BNCC. 

Por exemplo: nas disciplinas de ciências humanas, é possível promover discussões sobre o universo da informação e seus impactos sobre a atual geração, incluindo debates sobre as “fake news”, que se disseminam 70% mais rápido do que notícias verdadeiras e são uma preocupação de governos e organizações da sociedade civil ao redor do mundo. 

A produção de conteúdo autoral, incentivando o protagonismo dos alunos, também é um dos eixos de atuação da educação midiática. Promover a participação social do jovem não beneficiará somente a escola, mas toda a comunidade a que ele pertence. Torná-lo capaz de se expressar com confiança, empatia e compromisso social é algo que pode ser trabalhado por meio da produção multimídia, explorado, por exemplo, nas matérias que trabalham as linguagens. Isso inclui meios impressos, como jornais e revistas.

O levantamento de dados e informações e a compreensão de como os algoritmos funcionam é um tema que as disciplinas de ciências exatas podem explorar. Quando o aluno consegue compreender a lógica que está por trás do ambiente que acessa, torna-se mais capacitado para reivindicar seus direitos e está ciente de suas responsabilidades nas redes. 

Em suma: a inclusão digital não pode perder de vista a importância da educação midiática. Somente desta maneira teremos uma nova geração capaz de transformar a educação em conhecimento, e exercer a cidadania de forma plena no mundo conectado.

Foto de Elisa Thobias

Elisa Thobias

Assistente de comunicação

Educomunicadora, é assistente de comunicação.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade