Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Homem Pateta e os perigos dos desafios virtuais

Foto de Mariana Mandelli
Autor Mariana Mandelli Coordenadora de comunicação Sobre o autor

Conteúdos virais ameaçam crianças e jovens, reforçando a importância da educação midiática

Imagem de destaque do post

Quem tem crianças na família ou lida com elas em sua rotina profissional, como os professores, deve ter ouvido o nome “Homem Pateta” nas últimas semanas. Trata-se da imagem bizarra de um homem com cara de cachorro, identificado como Jonathan Galindo, que supostamente aborda menores de idade em redes sociais, convidando-os para conversas privadas. A partir daí, segundo relatos, começa a aterrorizá-los, propondo desafios, chegando a sugerir que eles cometam suicídio.

À primeira vista, parece invencionice infantil, mas a Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre o caso, indicando os riscos do contato com perfis de Facebook que tivessem essas características. A Polícia Federal também investiga a origem do “Homem Pateta” – de acordo com o Código Penal, induzimento, instigação e auxílio ao suicídio ou à automutilação são considerados crimes.

Como quase tudo que se espalha pela internet, esse tipo de coisa não é novidade. Entre verdades e mentiras, nos últimos anos, ouviu-se muito sobre a “Baleia Azul” e a “Boneca Momo”. As histórias são bastante parecidas: são espécies de “correntes” sem fonte conhecida, focadas no público infantojuvenil, que normalmente surgem em outros países e chegam ao Brasil com alguns anos de atraso, amedrontando famílias e escolas por impactar a saúde mental de crianças e adolescentes.

No caso da “Baleia Azul”, que aparentemente começou na Rússia e se alastrou pelo mundo, os adolescentes eram incluídos em grupos fechados e induzidos a participar de até 50 desafios diários, que começavam com atividades simples para depois demandarem ações arriscadas, como a automutilação, até chegar à última, que seria o suicídio do participante. Não se sabe o número exato de vítimas, mas houve casos de morte de adolescentes brasileiros que ficaram sob investigação por terem suspeita de relação com o jogo.

A lógica de assustar e desafiar crianças e adolescentes é o DNA dessas “lendas urbanas digitais” que, com a velocidade inescapável das redes, espalham-se de maneira muito mais efetiva do que o boca a boca de antigamente, como acontecia com a “loira do banheiro” e outros mitos que rondaram a infância das últimas décadas.

Mas a diferença abismal entre o presente e o passado não é apenas a rapidez com que o pânico se expande entre famílias, confundindo pessoas e pautando autoridades e imprensa. Hoje, temos a viralização do terror, já que existe uma multiplicidade de possíveis canais em que a criança pode ter contato com esse tipo de mensagem perversa.

Isso porque somos, além de consumidores, produtores de conteúdo, o que torna praticamente impossível controlar a narrativa de algo que atrai tanta atenção como o “Homem Pateta” e semelhantes. Qualquer pessoa pode simplesmente pegar a imagem, criar um usuário igual ao do suposto agressor e copiar seu modo de agir.

Assim, proliferam-se perfis com nomes parecidos; a mesma foto é alterada digitalmente e espalhada em diversas redes; youtubers gravam vídeos sobre o assunto na tentativa de monetizarem o material etc. Tudo isso feito com objetivos dos mais variados e em um volume astronômico. Ou seja: mesmo que as plataformas sociais ajam rapidamente para retirar esse tipo de mensagem do ar, é sabido que é muito difícil eliminá-la totalmente da internet.

Além disso, mesmo que os responsáveis instalem aplicativos de controle parental nos celulares e computadores, nada impede que as crianças e adolescentes tomem conhecimento desses desafios virais e de outros, como o da rasteira (ou “quebra-crânio”), dentro da escola, por meio dos colegas.

Em outros termos, além do suporte familiar, que é fundamental, é preciso levar essa discussão para o mundo da educação não só quando surge algo novo, como o “Homem Pateta”, mas de maneira perene. Isso deve acontecer não só porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) exige que os alunos e alunas da educação básica desenvolvam habilidades de cultura digital, mas por uma questão de autonomia, senso crítico e responsabilidade deles para vivenciar o mundo conectado.

Ainda é comum confundirmos a destreza de crianças e jovens para manusearem gadgets com uma suposta capacidade para navegarem com segurança nas redes. Não é exagero dizer que o mito do “nativo digital” precisa ser destruído junto com o “Homem Pateta” e outras figuras correlatas. O diálogo familiar e o apoio escolar devem vir junto com a ideia de que é preciso ensinar os adolescentes a identificarem virais perigosos, discurso de ódio, “fake news”, cyberbullying e outros tipos de conteúdos nocivos e propagadores de gatilhos mentais.

Mais do que nunca, é preciso trazer o conceito de educação midiática para a construção da cidadania do público infantojuvenil. Quanto mais os jovens dominarem as múltiplas ferramentas e linguagens do ambiente informacional e digital, interpretando as mensagens desses meios com a consciência dos riscos que elas podem trazer, mais obstáculos os futuros “Homens Patetas” encontrarão para viralizarem.

 

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade