Habilidades da educação midiática
Objetivos de aprendizagem
A partir dos pilares LER, ESCREVER e PARTICIPAR, as habilidades propostas pelo educamídia estão baseadas nos seguintes objetivos
Analisar — de forma crítica, e habitualmente, os textos de mídia em qualquer formato — dos impressos aos digitais;
Compreender — os mecanismos de busca, curadoria e produção de conhecimento;
Acessar — uma ampla gama de ferramentas digitais e ter flexibilidade para encontrar e adaptar-se a novas ferramentas;
Avaliar — o impacto das estruturas sociais e tecnológicas no acesso, compreensão e circulação de informações de forma justa e equitativa;
Aplicar — o conhecimento do ambiente informacional e midiático para solucionar problemas, para o exercício da cidadania e para a autoexpressão responsável;
Criar — peças de mídia demonstrando intencionalidade, competência técnica e criatividade, além de autoria responsável.
Explorar — abordagens pedagógicas proporcionadas pelas tecnologias de informação e comunicação;
Promover — uma cultura de aprendizagem que estimule a curiosidade e o aprendizado contínuo;
Facilitar — a aprendizagem significativa, fazendo uso de recursos de mídia;
Estimular — uma visão crítica e reflexiva sobre os ambientes midiáticos e seus suportes tecnológicos;
Guiar — os alunos para práticas éticas, legais e seguras no ambiente digital e fora dele;
Criar — experiências engajadoras que levem os alunos a participar e contribuir para a sociedade de maneira responsável e ética.
Ler
Análise Crítica da Mídia
Realizar, de forma habitual, a análise crítica de textos de mídia em qualquer formato (escritos, visuais, audiovisuais), incluindo:
- — identificar autoria e propósito;
- — realizar análise do discurso e das técnicas empregadas;
- — observar viés e ponto de vista;
- — identificar estratégias persuasivas, propaganda e conspirações;
- — analisar questões de representação, estereótipos, ausências ou silenciamentos.
Letramento da Informação
Dominar técnicas de busca, curadoria e avaliação de informações, incluindo:
- — realizar buscas de forma estratégica e qualificada;
- — realizar leitura lateral, avaliação de fontes e checagem de informações;
- — entender o papel dos algoritmos de seleção e personalização e das estruturas sociais e técnicas na comunicação;
- — avaliar confiabilidade e conhecer as causas da desinformação, incluindo os impactos das inteligências artificiais e mídia sintética.
Escrever
Autoexpressão
Demonstrar habilidades de produção de mídia em diversas linguagens, com competência técnica, intencionalidade e criatividade, sendo capaz de:
- — escolher formatos adequados aos seus propósitos;
- — sintetizar e transmitir ideias de forma clara, engajadora, ética e responsável;
- — fazer uso apropriado de imagens, dados, áudio evídeo;
- — respeitar o direito intelectual e de imagem;
- — justificar suas escolhas técnicas e criativas.
Fluência digital
Acessar e explorar ampla gama de ferramentas digitais, dominando um repertório básico de recursos para produção e compartilhamento de informação e conhecimento, incluindo:
- — explorar ferramentas e ambientes para curadoria, criação e publicação;
- — utilizar ambientes de trabalho colaborativo e gestão de projetos;
- — demonstrar domínio funcional e crítico de ferramentas básicas de IA generativa, incluindo seu uso ético e avaliação de seus impactos sociais e ambientais.
Participar
Participação cidadã
Mobilizar habilidades criativas e de resolução de problemas para atuar na sociedade fazendo uso de recursos de mídia, sendo capaz de:
- — ocupar os ambientes digitais de forma propositiva e ética;
- — construir narrativas dedicadas a alguma causa ou serviço;
- — atuar no ambiente de comunicação para informar, mobilizar e engajar, respeitando direitos individuais e coletivos e zelando pela segurança da comunidade e do meio ambiente.
Cidadania digital
Interagir nos ambientes digitais de forma segura responsável e consciente, com habilidades para:
- — entender as práticas de participação nas redes sociais e suas consequências;
- — combater desinformação, bullying e discurso de ódio, zelando por um ambiente democrático, seguro e inclusivo;
- — exercer a liberdade de expressão sem ferir direitos individuais e coletivos;
- — proteger seus dados e privacidade;
- — mitigar os riscos das redes sociais e suas estratégias de engajamento, utilizando-as de forma positiva e fortalecedora;
- — praticar a autorregulação e o autocuidado, estabelecendo uma relação saudável com as telas e dispositivos digitais.