Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Fortalecer a diversidade é fortalecer a democracia

Foto de Patricia Blanco
Autor Patricia Blanco Presidente do Instituto Palavra Aberta Sobre o autor

Comemorado em 15 de setembro, o Dia Internacional da Democracia é um convite para reflexão sobre a importância da pluralidade e do respeito às diferenças

Imagem de destaque do post

Imagem: Vlad Tchompalov |Unsplash

Ataques a instituições, corrupção, redução de direitos civis, crimes de ódio e desinformação são ingredientes de uma tóxica mistura que está causando cisão social e fragilizando as democracias em diferentes partes do mundo. A 13ª edição do Índice de Democracia (Democracy Index), organizado pela The Economist Intelligence Unit, que mede o grau de democracia nos países, revelou que a pontuação global média caiu de 5,44 em 2019 para 5,37 em 2020, o pior resultado desde 2006, ano em que o índice passou a ser calculado. Já o relatório Variações da Democracia (V-Dem), do instituto de mesmo nome ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia, indica que o percentual da população mundial que vive sob regimes considerados não democráticos subiu de 48% em 2010 para 68% no ano passado.

Esse quadro assustador, entretanto, vem acompanhado de intenso debate sobre a necessidade de manter os valores democráticos, vistos como fundamentais pelas maiorias nos países livres. É o caso do Brasil, onde, de acordo com pesquisa Datafolha, 75% dos entrevistados consideram a democracia o regime mais indicado, o que gera otimismo entre os democratas.

“Fortalecer a democracia também significa abraçar a participação genuína na tomada de decisões (…), dando uma voz real às pessoas e comunidades que tradicionalmente foram excluídas”, diz mensagem do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alusiva ao Dia Internacional da Democracia, comemorado em 15 de setembro. “O silenciamento de mulheres, minorias religiosas e étnicas, comunidades indígenas, pessoas com deficiência, defensores dos direitos humanos e jornalistas é um impedimento para a criação de sociedades saudáveis. A democracia simplesmente não pode sobreviver, muito menos florescer, na ausência de espaço cívico”, completa Guterres.

Diversidade e pluralidade são princípios democráticos diretamente associados a outro fundamento da democracia: a liberdade de expressão. Juntos, esses conceitos são catalisadores de necessárias transformações para a construção de sociedades mais justas e equânimes, tarefa que no Brasil é inadiável diante da dimensão das desigualdades e da profusão dos discursos de ódio de todos os tipos – racismo, misoginia e homofobia, entre outros preconceitos. E o trabalho deve começar dentro das escolas, com o apoio fundamental de organizações da sociedade civil, sobretudo agora em que a pandemia agravou ainda mais a desigualdade social.

No caso do ambiente escolar, a educação midiática é hoje prática decisiva para que crianças e jovens participem do ambiente midiático com responsabilidade, ajudando no combate a preconceitos. Se é no ambiente virtual que se concentra a fúria discriminatória contra mulheres, negros, indígenas e LGBTQIA+, é também nesse espaço que estão dispostos o conhecimento e os melhores caminhos de combate à intolerância e a discriminação.

Os estudantes têm o direito de saber o quanto a desigualdade é nociva no Brasil. Para estarem dispostos a promover mudanças, os alunos precisam ter acesso a informações e saber interpretá-las de forma crítica como, por exemplo, no caso das informações que mostram que as mulheres, em geral, ganham salários 30% inferiores aos dos homens. Os dados são de um estudo de Laísa Rachter, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), que também revela avanços que precisam ser de conhecimento dos jovens. Um deles é o fato de as mulheres representarem atualmente 54% da força de trabalho mais qualificada. 

Crianças e adolescentes também precisam saber que negros e pardos, cerca de 55% da população brasileira, representaram 77% das vítimas de assassinato no país em 2019, segundo o Atlas da Violência 2021. Por outro lado, é fundamental conhecer dados positivos, pois eles revelam que a transformação social é possível. É o caso do número de matrículas de estudantes negros e pardos nas universidades e faculdades públicas no Brasil que, em 2018, ultrapassou, pela primeira vez, o de brancos. 

A representatividade, em todas as esferas, não é apenas um componente de reflexo da sociedade nem somente uma boa medida para os negócios. Garantir a diversidade e a pluralidade nas sociedades, permitindo a participação de todos nos grandes debates, é um pressuposto da democracia e do exercício pleno da liberdade de expressão. 

Em um ambiente democrático, é preciso saber ouvir, opinar com responsabilidade e, com isso, estabelecer, a partir de discordâncias, o consenso. Nesse contexto, em que é possível pactuar metas e estabelecer objetivos que visam o progresso e o bem-estar de todos, a democracia se fortalece e se realiza em sua plenitude. 

No momento atual vivido no Brasil, comemorar o Dia Internacional da Democracia se faz ainda mais necessário e pertinente. Permite reafirmar seus conceitos e refletir sobre o papel de cada um de nós na preservação dos seus princípios. 

Foto de Patricia Blanco

Patricia Blanco

Presidente do Instituto Palavra Aberta

Patricia Blanco é presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade que lidera o EducaMídia, programa de educação midiática com foco na formação de professores e produção de conteúdo sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade