Carregando...
— Notícias

Escolas públicas, ONGs e comunidades do RJ recebem #FakeToFora

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Instituto Palavra Aberta realizou a “Virada da Checagem” no último fim de semana

Imagem de destaque do post

Apesar da grande movimentação no Rio de Janeiro, protagonizada pelo festival Rock’n Rio, o Instituto Palavra Aberta, entidade sem fins lucrativos, não perdeu a oportunidade de levar educação midiática através do projeto #FakeToFora a escolas públicas, comunidades e ONGs do Estado. No último fim de semana, foram contemplados com a “Virada da Checagem” e palestras, O CIEP Paulo Pontes, o Projeto Inclusão de São João do Meriti, a ONG AMAC – Mulheres de Atitude em Duque de Caxias, o Quilombo da Gamboa e o projeto Ser Alzira, na capital.

As oficinas foram realizadas por Elisa Tobias, educomunicadora e analista de comunicação do Palavra Aberta, que ressalta o desafio de identificar fake news, até mesmo para especialistas no assunto. “Saber diferenciar o que é uma informação falsa de uma verdadeira é uma tarefa que desafia mesmo jornalistas e comunicadores, profissionais em tese capacitados para lidar com a informação. Embora desafiador, é cada dia mais importante e tem como ser feito. É preciso investimento em políticas públicas que deem conta desse contexto, considerando a profunda desigualdade socioeconômica de territórios como o brasileiro”, afirma Elisa.

Nas eleições deste ano, os jovens estão sendo amplamente convocados a verificarem as notícias antes de compartilhar. Com foco nos mais de 2 milhões de novos eleitores, o Palavra Aberta lançou também a iniciativa “VAR: Verifique Antes de Repassar”, com o slogan ‘É fake News? A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR ‘. A campanha chega em um momento pré-eleitoral sensível, em que há urgência e necessidade de chamar os jovens para combater as fake news por meio da educação midiática.

O instituto vem fazendo um trabalho de ponta a ponta, contribuindo para que esse importante público se dedique à apuração das informações e à leitura crítica das notícias, fortalecendo, assim, a democracia. A campanha nasceu no âmbito do projeto #FakeTôFora, a partir de estudos e pesquisas e, também, pela observação do Instituto sobre anos eleitorais anteriores, que foram circundados imperativamente por desinformação, notícias falsas, discursos de ódio, entre outras manifestações presentes, principalmente, nas redes sociais.

 

Sobre o programa #FakeTôFora:

#FakeToFora – Quem Vota se Informa é um projeto 100% gratuito, desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta por meio do EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil. É composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Além disso, oferece a metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações habitualmente. Acesse o site para adquirir o conteúdo totalmente gratuito ou entre em contato, caso queira agendar uma oficina presencial.

Sobre o Instituto Palavra Aberta:

Entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões. Por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade