Objetivos

Algoritmos precisam ser constantemente ajustados para evitar que produzam resultados excludentes ou previsões inadequadas, e com a chegada das IAs que geram texto ou imagens, esse problema é ainda maior. Apesar das IAs aprenderem com uma grande quantidade de dados, estes não são necessariamente representativos. Na verdade, muitas vezes eles são tendenciosos: algumas culturas, estilos de vida, idiomas, grupos de pessoas ou comportamentos podem estar sub representados, outros desproporcionalmente representados. Isso pode levar à cristalização de certos estereótipos ou a ausências importantes, gerando discriminação social. Nesta atividade, vamos examinar como isso acontece. 

Roteiro de aula

  1. Utilize o nosso Glossário Anotado EducaMídia+IA para explorar a definição de algoritmo. Proponha a seguinte pergunta: o software é neutro? Ou os algoritmos podem embutir valores?
  2.  Peça que os alunos façam pesquisas de imagens na internet utilizando os termos “cabelo feio” e “cabelo bonito”. Compare os resultados. O que apareceu? Por que? Como eles se sentiram com esses resultados? Como outras pessoas se sentiriam?
  3. Mostre o vídeo do UOL: Como os algoritmos espalham racismo e desigualdade de gênero (a partir de 3m22s) e solicite reflexões.
  4. Peça que os alunos leiam o texto introdutório que consta no roteiro da aula e a seguir distribua os exemplos entre grupos para 10 min de discussão. Passeie entre os grupos, orientando a  conversa a partir das notas para o professor.
  5. Peça aos grupos que exponham para a turma seus exemplos e algumas das reflexões que fizeram.
  6. Reflexão final: como podemos identificar vieses e garantir que a tecnologia não viole direitos?

Materiais

Para explorar mais