Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Eleição nos força a repensar nosso consumo de informações

Foto de Mariana Mandelli
Autor Mariana Mandelli Coordenadora de comunicação Sobre o autor

Volume fenomenal de informação e desinformação no período eleitoral tem impactado a saúde mental de muitos brasileiros

Imagem de destaque do post

📸: Julio Lopez | Unsplash

“Estou lidando com o horror de ter consciência da realidade do mundo”. A frase dita pelo personagem Ted Lasso, protagonista da série homônima lançada em 2020 pela Apple TV, define o estado mental de muita gente a poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais. Parece que não há vocabulário que dê conta do volume e do conteúdo das informações e desinformações a que estamos expostos na reta final daquela que parece ser a campanha eleitoral mais violenta desde a redemocratização do Brasil.

Status do WhatsApp com propaganda política, figurinhas e GIFs dos candidatos, timelines repletas de vídeos recuperando discursos políticos antigos, stories comparando propostas de governo, prints das últimas pesquisas de intenção de voto: nas redes sociais, não há descanso. Fora delas, também não: no noticiário, seja na televisão, no rádio ou nos portais jornalísticos, só há um assunto. 

Estamos vivendo a brutalidade ideológica de uma infodemia, palavra definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como circunstância em que há um “grande aumento no volume de informações associadas a um assunto específico, que podem se multiplicar exponencialmente em pouco tempo” – exatamente como ocorreu nos momentos mais críticos da pandemia.

E, assim como no caso da Covid-19, além do excesso de reportagens e dados alarmantes confiáveis sobre o vírus, que afetou e ainda afeta a saúde mental de muita gente, a iminência do pleito eleitoral também nos cerca de fatos e evidências mas também de teorias conspiratórias, discursos neuróticos e mentiras deslavadas de todos os tipos e formatos. Estamos numa guerra discursiva de valores, que fere crenças e esperanças, deturpa afetos e redimensiona relações de todos os tipos, e onde o diálogo e a comunicação foram deixados de lado como estratégias de negociação.

Em 2016, o Dicionário Oxford elegeu “pós-verdade” como a palavra do ano, definindo-a como “circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e crenças pessoais”. Seis anos depois, parece que essa é a condição inescapável: estamos no ápice desse processo no Brasil.

Ou seja: não basta o contexto atual ser demasiadamente tenso e violento, ele é retroalimentado e recriado por conteúdos fraudulentos que causam intolerância e agressividade, dando a impressão de que não compartilhamos a mesma realidade dos outros. Dessa forma, o equilíbrio entre evitar desinformação e consumir conteúdos de qualidade, sem se fechar numa bolha e sem se alienar dos fatos, tem sido um objetivo cada vez mais longe de ser alcançado. 

Rever nossos hábitos de consumo de conteúdo online e offline diante de um cenário como esse é delicado, mas necessário para aliviar o sofrimento mental causado por ele. Um “detox informacional”, como sugerido por especialistas, é importante para aliviar a sobrecarga mental, fenômeno cada vez mais comum em períodos eleitorais conectados em vários lugares do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o jornal The New York Times criou um “election distractor” em 2020 para seus leitores, já que uma pesquisa da American Psychological Association mostrava que 76% dos democratas e 67% dos republicanos consideravam o pleito da época uma “fonte significativa de estresse”.

Desautomatizar alguns comportamentos, como rolar as timelines das redes diversas vezes ao dia, retirar notificações de plataformas e notícias e dosar o tempo de uso do celular são atitudes básicas, mas que pouca gente de fato toma. Evitar e silenciar perfis de certos colegas e parentes também é uma maneira de não caçar conflito e de não se expor a mensagens que causam angústia.

Ademais, repensar nosso engajamento de forma geral é válido, já que ao curtirmos, comentarmos ou compartilharmos um conteúdo, estamos fazendo com que ele chegue até mais gente, o que pode ocasionar mais tensão entre amigos e contatos. Mesmo que seja para satirizar uma mentira política, não temos o controle de quem verá aquela mensagem. E vale levar em consideração que a desinformação atinge diferentes grupos de diferentes formas, causando gatilhos em determinadas pessoas, especialmente aquelas que fazem parte de minorias.

Se estamos “lidando com o horror de ter consciência da realidade do mundo”, é preciso desenvolver formas de aliviar esse processo, e as redes sociais e as formas pelas quais criamos e reforçamos a nossa presença digital fazem parte disso. A eleição termina dia 30, mas sabemos que estaremos longe de um período de apaziguamento de ânimos. Portanto, cuidar dos nossos hábitos informacionais é uma forma de cuidarmos de nós mesmos.

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade