Imagem de carregamento
— Notícias

EducaMídia lança série de animações sobre educação midiática no dia a dia

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Vídeos educativos têm como foco público infantojuvenil

Imagem de destaque do post

O EducaMídia lançou uma websérie de animações com o objetivo de mostrar ao público infanto-juvenil a importância da educação midiática no nosso cotidiano. Com o nome de Educação Midiática no Dia a Dia, a série conta com seis episódios e já está disponível no nosso canal no YouTube.

Preparar as crianças e os jovens para aprender com senso crítico e responsabilidade no século 21 inclui considerar o impacto das mídias na vida deles, em todas as esferas e relações sociais. Educar para a informação é um jeito de formar cidadãos livres e aptos a fazer escolhas conscientes. É mudar a relação dos jovens com o conhecimento, para que saibam aprender a aprender. É educar para a vida em um mundo cada vez mais conectado. Isso é educação midiática.

Por isso, quanto mais aproximarmos essa temática do universo das crianças e jovens, mais cedo estaremos formando cidadãos e cidadãs conscientes e responsáveis na era da informação. A série Educação Midiática no Dia a Dia vem justamente para apoiar esse processo, podendo ser usada por educadores como recurso pedagógico e também por famílias para disparar diálogos em casa.

Entre os temas abordados nos primeiros episódios, estão: o universo da informação; desinformação e “fake news”; a responsabilidade em curtir, comentar e compartilhar; os algoritmos e as bolhas de informação; os influenciadores digitais e os conteúdos publicitários; a edição e manipulação de conteúdo nas redes sociais.

Assista a todos os episódios na íntegra! Clique aqui.

Créditos 
Produção: Broders
Criação e roteiros: Fer Cardoso e Dindi Coelho
Direção: Fer Cardoso, Dindi Coelho e Rodrigo Furlan
Ilustração e Motion: Thiago Lopes e Pablo Soares
Voz: Juliana Costa
Trilha sonora: Guilherme Picolo

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade