Como oferecer aos professores conteúdos voltados para a implementação de educação midiática nas escolas de maneira direta e acessível? Para ajudar a solucionar esse desafio, o Instituto Palavra Aberta, por meio do programa EducaMídia, lançou o Guia da Educação Midiática, uma publicação gratuita voltada para professores, educadores e demais interessados e interessadas no tema.

Para falar sobre a publicação, a live semanal do EducaMídia contou com a participação das coordenadoras Mariana Ochs e Daniela Machado e também da educadora Ana Claudia Ferrari. As três são autoras do guia.

A live também contou com a presença de Patricia Banco, presidente do Palavra Aberta. A transmissão foi ao ar na última quinta-feira, dia 15, como um evento especial do EducaMídia no Dia do Professor.

Pioneirismo
Patrícia Blanco ressaltou que o Guia da Educação Midiática nasceu da ideia de registrar as práticas de educação midiática com a finalidade de ajudar o professor no dia a dia. “O educador encontra na publicação um suporte para a implementação desse tema em sala de aula”, destacou.

Para a educadora Ana Claudia Ferrari, o desafio do guia foi responder três perguntas: o que é educação midiática, qual a sua importância e como os professores podem implementá-la nas escolas – três questões bastante complexas.

“Fizemos, em um primeiro momento, um retrato da velocidade vertiginosa das transformações provocadas pela tecnologia, na atual geração, que tem impactado vários aspectos do cotidiano. Há uma nova visão sobre diversos conceitos, como o que é ser alfabetizado, práticas internacionais, inclusão e cidadania”, lembrou ela, acrescentando que o guia apoia o professor na investigação e construção conhecimento, considerando a importância da conexão entre a escola e o mundo de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Proposta
Daniela Machado salientou que o objetivo do EducaMídia é fazer com que a educação midiática seja implementada em todas as disciplinas nas escolas – e o guia é justamente uma maneira de concretizar isso.

“Precisamos desenvolver habilidades importantes, como ler de maneira crítica todas as mensagens que recebemos, expressando com responsabilidade o que queremos dizer, para assim concretizarmos o exercício pleno da cidadania na uma sociedade conectada. E isso deve começar desde cedo, na escola”, explicou.

A coordenadora enfatizou também que uma das propostas do guia é trabalhar os conceitos de intencionalidade e de camada, mostrando que educação midiática não é uma disciplina isolada. “A ideia é que o tema seja tratado em todas as matérias escolares, de forma transversal. A base está na mandala criada pelo EducaMídia sobre o que é ler, escrever e participar”, lembrou.

Baixe o Guia da Educação Midiática aqui.

Para assistir ao vídeo completo com Mariana Ochs, Daniela Machado e Ana Claudia Ferrari na íntegra, clique aqui.