Imagem de carregamento
— Notícias

EducaMídia discute mecanismos de busca, algoritmo e curadoria

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Em meio a um momento marcado pela disseminação de tantas informações, como encontrar e escolher conteúdos que sejam do nosso interesse, driblando os algoritmos? Para falar sobre esse...

Imagem de destaque do post

Em meio a um momento marcado pela disseminação de tantas informações, como encontrar e escolher conteúdos que sejam do nosso interesse, driblando os algoritmos?

Para falar sobre esse tema e dar dicas importantes, a live quinzenal do EducaMídia trouxe as duas coordenadoras do programa: Daniela Machado e Mariana Ochs. A live foi ao ar na última quinta-feira, dia 25/03, no Facebook e Youtube.

Mecanismos de busca
Mariana Ochs ressaltou, logo no início da live, a importância de termos consciência de que cada usuário navega de maneira própria na rede, deixando seus rastros digitais únicos.

Segundo Daniela Machado, um exemplo bem simples disso está nas plataformas de vídeo, como a Netflix. “Apesar de milhares de pessoas fazerem buscas em um mesmo serviço de streaming, as pesquisas sobre o gênero do que você está procurando e as indicações do sistema são moldadas por meio dos algoritmos”, destacou.

Segundo elas, o que influencia no resultado de cada pesquisa na internet é o histórico anterior de busca, a localização geográfica de cada pessoa e configurações pessoais tais como privacidade, restrição a determinados conteúdos para crianças ou não, etc.

Algoritmos
De acordo com Mariana Ochs, os algoritmos são séries de comando e de instruções que reagem a cada busca com uma resposta em forma de conteúdo. Entendê-los é fundamental para compreendermos os resultados de cada pesquisa.

“Quando um indivíduo começa uma busca, a primeira coisa que os algoritmos fazem é analisar as palavras e o que elas querem dizer, uma vez que cada palavra possui um significado”, afirmou Ochs.

Segundo ela, os algoritmos avaliam a relevância da página pesquisada, se o tema aparece de maneira adequada e em que idioma. Em seguida, fazem a avaliação da qualidade do resultado pesquisado, averiguando se a informação é recente e confiável, com base no que outros sites dizem.

“Há uma diferença inclusive visual no que é recebido em nível de resultado de busca, seja de vídeo, imagens, notícias, anúncios, conteúdo pago ou patrocinado”, complementou Daniela Machado.

Recursos
Acesse os recursos que estão disponíveis no site do EducaMídia e foram citados durante a live:

Glossário Interativo.

Planos de aula.

Baixe o Guia da Educação Midiática gratuitamente.

Para assistir ao vídeo com Mariana Ochs e Daniela Machado na íntegra, clique aqui.

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade