Carregando...
— Notícias

EducaMídia discute a relação entre educação midiática e democracia

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Em comemoração ao Dia Mundial da Democracia, o EducaMídia promoveu uma série de ações para discutir o tema. Uma delas foi a live especial sobre a relação entre...

Imagem de destaque do post

Em comemoração ao Dia Mundial da Democracia, o EducaMídia promoveu uma série de ações para discutir o tema. Uma delas foi a live especial sobre a relação entre educação midiática e democracia e como mostrar isso aos alunos e alunas em sala de aula.

Para deixar o debate ainda mais rico, a live teve a participação de Alice Gomes, da Coordenação de Educação para a Democracia da Câmara dos Deputados, e Bruno Ferreira, assessor pedagógico do EducaMídia, com a apresentação da coordenadora do programa, Daniela Machado.

Educação Midiática
Daniela ressaltou, no início de sua fala, que o exercício da democracia e da cidadania passa pelo acesso as informações de qualidade, que servem de base para muitas das decisões que o cidadão toma no dia a dia, como a defesa e apoio de um projeto de lei ou mesmo na escolha de um governante.

“A educação midiática prepara as pessoas para o exercício da democracia e para que todos consigam ler o que está acontecendo no mundo de maneira mais reflexiva para que, portanto, possam ter uma participação em todo o processo de escolhas e do debate público”, concluiu Daniela.

Alice destacou a importância do entendimento do conceito de democracia como algo que vai além da escolha dos governantes. Ela acrescentou ainda que a democracia é baseada na autonomia consolidada na escolha individual, mas também na escolha e na construção coletiva. “Tudo isso é relevante para o ambiente escolar no sentido de organização da convivência de uma comunidade de aprendizagem”, afirmou.

Democracia
Na avaliação de Bruno, para crianças e adolescentes, a escola é a primeira instância da sociedade na qual eles se inserem e começam a negociar o aprendizado adquirido em casa, no seu núcleo familiar, o que faz do ambiente escolar um espaço de grande potencial.

“A livre expressão e o acesso à informação e aos meios de comunicação são princípios democráticos”, afirmou.

Segundo ele, foi levando isso em conta que a equipe do EducaMídia elaborou o e-book Educação midiática e Democracia: com a finalidade de subsidiar os professores no desenvolvimento de atividades que contribuam com o direito à informação plural e da liberdade de expressão.

Recursos
Acesse e baixe os materiais citados na live:

E-book: Educação midiática e democracia: acesse aqui.
Guia físico da Educação Midiática disponível na Amazon: acesse aqui.
Guia digital da Educação Midiática: baixe gratuitamente aqui.
Projeto Plenarinho: acesse aqui.
Portal EVC: acesse aqui.

Para assistir ao vídeo com Alice Gomes, Bruno Ferreira e Daniela Machado na íntegra, clique aqui.

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade