Carregando...
— Notícias

EducaMídia debate papel do professor no mundo conectado

Foto de João Costa
Autor João Costa Jornalista Sobre o autor

Em comemoração ao Dia dos Professores, a live do EducaMídia dessa quinzena teve como foco o debate sobre o papel dos educadores no mundo conectado, como curadores do...

Imagem de destaque do post

Em comemoração ao Dia dos Professores, a live do EducaMídia dessa quinzena teve como foco o debate sobre o papel dos educadores no mundo conectado, como curadores do conhecimento para crianças e jovens.

Para falar sobre o tema, foram convidados os educadores Peter Trento e Soraia Lacerda, professores e facilitadores EducaMídia.  A live foi ao ar na última quinta-feira, dia 14/10, conduzida por Patrícia Blanco, presidente do Palavra Aberta.

Educação midiática
Patrícia ressaltou no início da live a relevância do entendimento do papel do professor em um mundo repleto de informação, onde o jovem parecer ter mais habilidades tecnológicas do que o próprio educador. “É sempre necessário refletirmos sobre a questão dos nativos digitais, pois as crianças e jovens precisam sim de apoio para produzir e consumir conteúdo de forma crítica”, pontuou.

Para Patrícia, a vida real de um educador hoje é lidar com tecnologias nas quais ele não foi formado ou treinado e, ao mesmo tempo, é pressionado a ajudar o aluno a sair desse momento desafiador no todos estão – a pandemia.

Já de acordo com Peter , o professor precisa pensar em como mudar, melhorar e criar novas práticas de ensino. “É fundamental que haja, nas redes públicas de ensino, a formação continuada, já que se trata de algo essencial no aprimoramento dos professores, sobretudo acerca das novas técnicas digitais”, complementou.

Ele acrescentou ainda, que os professores chegam na sala de aula das redes públicas de ensino precisando de ajuda. “A formação docente precisa mudar. A educadora Bernardete Gatti, que pesquisa esse tema há bastante tempo, afirma que as universidades entregam para as escolas um professor despreparado no tocante às tecnologias educacionais”, afirmou Peter.

Aprendizagem
Soraia concorda. Ela enfatizou que a formação continuada é importante, pois a tecnologia não é a mesma de “um ou dez anos atrás”. “Os alunos não são os mesmos porque as novas gerações estão nascendo cada vez mais imersas dentro de novas tecnologias”, destacou ela.

Para ela, é imprescindível que as instituições invistam na preparação de seus professores, de acordo com suas condições e dadas as respectivas limitações existentes. “Inclusive é preciso investir na formação de novos educadores que não necessariamente precisam ser educadores de formação”, explicou.

Recursos
Acesse os recursos citados na live:

Coluna na Folha de São Paulo: acesse aqui.
Guia físico da Educação Midiática disponível na Amazon: acesse aqui.
Guia da Educação Midiática para download gratuito: acesse aqui.
Para assistir ao vídeo completo com Peter Trento, Soraia Lacerda e Patrícia Blanco, clique aqui

Foto de João Costa

João Costa

Jornalista

Jornalista, desenvolve um trabalho com o propósito humanitário por meio da: "Filosofia da Evolução das Relações Humanas”.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade