Imagem de carregamento
— Notícias

EducaMídia celebra Dia da Democracia com novos materiais para educadores

Foto de Daniela Machado
Autor Daniela Machado Coordenadora EducaMídia Sobre o autor

Lançamento inclui plano de aula e e-book com dicas práticas sobre como tratar o tema da liberdade de expressão

Imagem de destaque do post

O EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, lança nesta quinta-feira (dia 15) um novo plano de aula e um guia (em formato e-book) para educadores tratarem o tema da liberdade de expressão em sala de aula. As novidades foram desenvolvidas especialmente para celebrar o Dia Internacional da Democracia, criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Democracia e liberdade de expressão são conceitos indissociáveis e que precisam fazer parte do dia a dia dos estudantes desde muito cedo, para que cresçam cientes de seus direitos e aptos a participar plenamente da sociedade. 

Leis em diversas partes do mundo reforçam a liberdade de expressão como mecanismo fundamental para o exercício da cidadania. É por meio dela que podemos manifestar nossos pensamentos e escolher nossos governantes, entre tantas outras ações asseguradas por esse direito humano fundamental. É também a liberdade de expressão que garante o trabalho dos jornalistas, blindando a imprensa da censura prévia e tornando possível o acesso da população a informações essenciais para a própria manutenção da democracia. 

É importante ainda proporcionar aos estudantes momentos de reflexão sobre os limites da liberdade de expressão. Hoje em dia, qualquer pessoa com acesso à internet pode produzir e compartilhar conteúdos — o que pode ser muito positivo, desde que todos entendam sua responsabilidade no ambiente informacional. Alguns grupos sociais acabam distorcendo o conceito de liberdade de expressão para justificar manifestações de ódio, violência e preconceito.

Conheço os novos recursos do EducaMídia/Palavra Aberta:

  • Plano de aula

[NOVO] Sugestão de atividade, com passo a passo detalhado para que os estudantes dos anos finais do Fundamental 2 ou do Ensino Médio reflitam sobre a importância e os limites da liberdade de expressão.

  • E-book 

[NOVO] Cinco contribuições da educação midiática para o entendimento da liberdade de expressão, com sugestões de dinâmicas envolvendo (1) Análise crítica de opiniões e discursos, (2) Responsabilidade no exercício da autoria, (3) Defesa da pluralidade de discursos em circulação, (4) Defesa da dignidade humana e da empatia e (5) Combate ao discurso de ódio e à desinformação.

  • Vídeos

[NOVO] Animação em linguagem e visual leve e jovem para iniciar uma conversa em sala de aula sobre o tema da liberdade de expressão.

Episódio da série “Me Explica, Vai!” sobre liberdade de expressão nas redes sociais, lançada pelo Palavra Aberta em parceria com a TV Cultura. 

  • Glossário Interativo

Coletânea com as principais definições e exemplos para entender e debater o tema da liberdade de expressão.

Foto de Daniela Machado

Daniela Machado

Coordenadora EducaMídia

Coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta que tem como focos a formação de professores e a produção de conteúdos sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade