Destaques

Minicurso: Educação Midiática e Inteligência Artificial
A evolução das tecnologias nos traz novas possibilidades de ensinar e aprender com a ajuda de inteligência artificial, mas devemos também ensinar e aprender sobre as IAs. Como cidadãos e como educadores, precisamos entender o impacto dos algoritmos e das IAs sobre os fluxos de informação, bem como seus benefícios e riscos para os indivíduos...
PDFO contexto de superabundância de informações multiplica as possibilidades de aprendizagem e ressignifica a missão da escola
A internet e as tecnologias digitais oferecem inúmeros recursos para apoiar não só a aprendizagem, mas também a construção de uma cidadania plena. É nessa condição que crianças e adolescentes deixam de ser meros consumidores de entretenimento ou informações e transformam-se em produtores de conhecimento com voz ativa na nossa sociedade, capazes de mobilizar as ferramentas necessárias para seu crescimento pessoal e para o benefício de toda a comunidade.
Gestores e educadores têm papel essencial nessa jornada, preparando os estudantes para tirar o melhor proveito do ambiente midiático.
O contexto de superabundância de informações multiplica as possibilidades de aprendizagem e ressignifica a missão da escola. Construímos conhecimento no relacionamento com o outro, ao tentar resolver problemas, e também ao explorar o amplo universo de textos, vídeos e áudios que estão ao alcance de um clique.
A capacidade de relacionar-se com todas essas informações permite a construção autônoma de conhecimento – essa habilidade tão necessária em um mundo de rápidas transformações. A escola pode guiar os novos letramentos necessários para uma sociedade cada vez mais conectada, estimulando de forma segura e fortalecedora a autonomia e o senso crítico dos estudantes.
No Brasil, a educação midiática já é política pública: habilidades ligadas ao manejo consciente e qualificado da informação e da comunicação, sobretudo na cultura participativa, estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma transversal. A Política Nacional de Educação Digital (PNED) também contempla a dimensão da cultura digital, com vistas à aprendizagem destinada à participação consciente e democrática por meio das tecnologias digitais.
Planos de aula
Roteiros detalhados para levar a educação midiática para a escola, incluindo o passo a passo da aula, todos os materiais necessários para desenvolvê-la e sugestões de recursos adicionais.
Recursos para educadores
Seleção de cursos, materiais didáticos e outras ferramentas para entender e desenvolver práticas de educação midiática, produzidos pelo EducaMídia e por parceiros do programa.

Craques da busca
Com informações circulando em mais formatos e chegando a nós por mais canais, e com recursos de criação disponíveis em vários ambientes e aplicativos, fica cada vez mais fácil criar e disseminar desinformação online. E cada vez mais cabe a nós, os usuários, saber em que confiar. Afinal, uma mensagem pode conter fatos equilibrados e...
PDF
E-book: Educação midiática e crise climática
O e-book 5 contribuições da educação midiática ao enfrentamento da crise climática é uma criação do EducaMídia para apoiar professores da educação básica a inserir no dia a dia da escola reflexões e atividades que promovam a análise crítica de informações sobre o clima e incentivem a mobilização dos estudantes. Pode ser usado em diferentes...
PDFCursos EAD
Conheça as formações oferecidas pelo EducaMídia para gestores, professores e outros agentes ligados à educação. Todos os cursos são gratuitos e uma ótima maneira de descobrir como a educação midiática se encaixa em seu contexto.

Introdução à Educação Midiática
Este curso explora o conceito de educação midiática e o conjunto de habilidades para acessar e analisar criticamente informações, produzir conteúdos com responsabilidade e participar de maneira mais consciente e equilibrada do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos.
EADArtigos e publicações
Acompanhe as principais discussões do momento relacionadas à educação midiática.