Conjunto de práticas que possibilitam o desenvolvimento de habilidades para acessar e analisar criticamente informações, produzir conteúdos com responsabilidade e participar de maneira mais consciente e equilibrada do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos.
O ambiente tecnológico que rege a produção e a circulação de informações está em constante transformação. Hoje, muitas de nossas interações com o mundo acontecem por meio de telas e outros dispositivos, que dão novos contornos a questões centrais para a sociedade — como a defesa dos direitos humanos, o enfrentamento ao racismo e a defesa da liberdade de expressão, que não se confunde com salvo-conduto para desinformação ou discurso de ódio.
Entender a dinâmica complexa entre indivíduos, mídias, e os sistemas e estruturas que moldam nosso mundo, e participar desse ambiente com segurança e responsabilidade, é um direito de todos. É aqui que entra a educação midiática, que permite o desenvolvimento de habilidades para consumir e produzir informações com responsabilidade e criticidade, garantindo o que chamamos de conectividade significativa.
O mero acesso à internet e a dispositivos digitais, ainda que nem esteja garantido para toda a população brasileira, pode acarretar novas desigualdades se falharmos na missão de educar crianças e adolescentes para o seu uso fortalecedor. Ou, nas palavras da educadora e pesquisadora britânica Sonia Livingstone: “A pobreza digital não é apenas a falta de tecnologia; é não ter a capacidade de realizar todo o potencial como ser humano na era digital".
CONHEÇA NOSSOS MATERIAIS
Contexto atual
A internet nos traz a chance de acessar conteúdos infindáveis, vozes diversas e novas perspectivas com potencial de ampliar o debate sobre temas importantes para a humanidade. Mas, ao lado de oportunidades sem precedentes, também convivemos com inúmeros desafios que precisam ser enfrentados urgentemente.
Ler criticamente
O volume inédito de informações disponíveis e as novas dinâmicas para acessá-las, principalmente por meio de plataformas, tornam mais complexo o processo de ler criticamente tudo o que chega até nós.
Na proposta do EducaMídia, o eixo Ler contempla habilidades de busca, curadoria e análise crítica de todo o ecossistema informacional, incluindo conteúdos e processos ligados à inteligência artificial.
Escrever com responsabilidade
Deixamos de ser meros espectadores do que acontece no mundo. Agora podemos ser também produtores e disseminadores de informações. No eixo Escrever proposto pelo EducaMídia está o desenvolvimento da fluência digital e midiática e de habilidades de autoexpressão, para que todos se reconheçam como autores e tenham condições de se expressar com responsabilidade nos mais diversos formatos.
Participar ativamente
Ler e escrever devem ser ferramentas para que todos participem de forma crítica e responsável da sociedade. O eixo Participar do EducaMídia trata de temas ligados a cidadania e resolução de problemas por meio de uma comunicação mais ética. Para isso, é fundamental compreender práticas como as de curtir, comentar e compartilhar, atuar no combate à desinformação e usar os ambientes informacionais de forma edificante.