Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Desinformação torna-se prática escancarada nas eleições 2022

Foto de Patricia Blanco
Autor Patricia Blanco Presidente do Instituto Palavra Aberta Sobre o autor

Ambiente altamente polarizado propiciou o surgimento de novos formatos de conteúdo fraudulento nas redes sociais

Imagem de destaque do post

📸: rawpixel.com | Freepik

O período eleitoral de 2022 foi marcado por uma avalanche de informações falsas que se mostraram muito mais sofisticadas e escancaradas do que as que contaminaram as eleições de 2018. Pesquisa do NetLab da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revela que, no segundo turno, o Brasil registrou uma média de 311,5 mil mensagens falsas por dia. Mas não foi apenas no volume que se perdeu o controle. Na prática, vivenciamos a entrada de novos formatos de conteúdos desinformativos, que vão desde conteúdos totalmente falsos até aqueles construídos a partir de opiniões travestidas de fato e que sustentam e reforçam crenças, ideologias e teorias conspiratórias.

No ambiente totalmente polarizado, esse tipo de conteúdo ganhou força e jogou luz para um debate muito mais violento, passional e radicalizado, no qual o que menos interessa é a verdade dos fatos. Um bom exemplo disso foi a disputa encampada nas redes sociais, principalmente durante o segundo turno da eleição presidencial, que teve mais foco em temas morais e religiosos do que em propostas de políticas públicas e planos de governos. 

Se em 2018 as fake news foram utilizadas para gerar a polarização e provocar medo, nas eleições de 2022 o objetivo foi consolidar ainda mais este cenário, além de atacar a credibilidade dos adversários, criar teorias conspiratórias e deslegitimar o sistema eleitoral brasileiro. Além disso, a nova onda da desinformação tem servido para reafirmar processos de identificação social, ou seja, o indivíduo está mais interessado em conteúdos que validem o seu ponto de vista e do grupo ou comunidade do qual ele participa. 

“A desinformação vem se complexificando ao longo dos anos. Então, o que a gente está vendo em 2022 é bem diferente do que a gente viu em 2018 em termos de complexidade e de estratégia”, disse a diretora do NetLab da UFRJ, Marie Santini, em entrevista à GloboNews. 

O fato é que o uso da desinformação passou a fazer parte da estratégia oficial das campanhas. Material manipulado, recortes de vídeo tirando frases fora de contexto, um alerta ou uma insinuação qualquer, uma interpretação feita a partir de uma premissa falsa inundaram os aplicativos de mensagens e as redes sociais e chegaram a ser repercutidos em veículos de comunicação no Brasil.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o início do período eleitoral deste ano até o dia 20 de outubro, houve um aumento de 1.671% no volume de denúncias de desinformação encaminhadas às plataformas digitais em comparação com as eleições de 2020. Além disso, houve a necessidade de 130 novos esclarecimentos e desmentidos sobre casos de desinformação em relação à lisura do processo eleitoral. Ainda segundo o TSE, cresceram também os episódios de violência política via redes sociais, que aumentaram 436% comparado ao período eleitoral de 2018. 

Nas horas que antecederam o fim do segundo turno, o TSE retirou do ar 701 URLs (endereços eletrônicos) que estariam replicando informações falsas sobre as eleições deste ano. A corte também desativou cinco grupos de Telegram que, somados, propagavam fake news para mais de 580 mil participantes. O TSE suspendeu ainda 15 perfis de “grandes propagadores de fake news”, desmonetizou sete sites e barrou 354 impulsionamentos.

As “fake news 2.0” trazem desafios ainda maiores para todos aqueles interessados em combatê-las, uma vez que só o lado técnico não está resolvendo o problema. Lidar com esses novos formatos de desinformação exigirá ainda mais empenho e estudos, já que o que está em jogo é o desinteresse pela verdade factual e o interesse pela interpretação dos fatos a partir de vieses, valores pessoais, crenças e ideologias. 

Neste sentido, é preciso entender que não há uma ação específica para enfrentar o problema, mas um conjunto de ações coordenadas e multifatoriais que devem ser empreendidas concomitantemente, de forma ampla e permanente. Não há bala de prata, existem sim algumas vacinas para combater a desinformação, entre elas a educação midiática de toda a sociedade e o fortalecimento do jornalismo profissional

 

Foto de Patricia Blanco

Patricia Blanco

Presidente do Instituto Palavra Aberta

Patricia Blanco é presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade que lidera o EducaMídia, programa de educação midiática com foco na formação de professores e produção de conteúdo sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade