Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

De que se alimenta o ChatGPT?

Foto de Daniela Machado
Autor Daniela Machado Coordenadora EducaMídia Sobre o autor

Não importa quem nos traz uma informação, é sempre essencial avaliar sua origem e confiabilidade

Imagem de destaque do post

📸: freepik

“— Como você avalia a confiabilidade das informações que encontra?

— Como um modelo de linguagem baseado em aprendizado de máquina, eu não possuo a capacidade de avaliar a confiabilidade de uma informação de forma independente. Em vez disso, minhas respostas são baseadas nas informações presentes nos dados com os quais fui treinado, sem a capacidade de julgar sua precisão ou confiabilidade. É importante lembrar que, em alguns casos, as informações presentes nos dados com os quais fui treinado podem ser desatualizadas ou incorretas. É sempre uma boa ideia verificar múltiplas fontes de informação e avaliar a confiabilidade antes de tomar qualquer decisão importante com base em uma resposta fornecida por mim ou por qualquer outro modelo de linguagem.”

Em tempos de fake news, todo cuidado é pouco. E quem avisa, na transcrição literal apresentada acima, é o próprio ChatGPT — um robô de conversa treinado a partir de uma ampla base de dados para gerar textos originais sobre os mais diversos temas e em variados estilos. A fama conquistada nos últimos meses deve-se, entre outros fatores, à sofisticação da estrutura narrativa que apresenta ao ser provocado por qualquer um de nós (a ferramenta está disponível, até agora gratuitamente, no endereço https://chat.openai.com/chat). 

Não há dúvida de que estamos diante de um importante avanço no campo da Inteligência Artificial (AI). E sempre que a tecnologia nos surpreende (encantando ou assustando), surgem discussões sobre como as máquinas podem vir a substituir o ser humano em mais e mais atividades. O ChatGPT também levantou preocupações de fraude e plágio na comunidade acadêmica (a ponto de algumas escolas e universidades proibirem seu uso ou anunciarem planos para que os estudantes façam mais trabalhos escritos a mão).  

Polêmicas à parte, há um papel essencial que continua (e continuará) nas mãos dos seres humanos: o de analisar criticamente qualquer informação, refletindo sobre a origem e a intenção de cada mensagem que recebemos  — seja ela produzida por IA ou por uma pessoa de carne e osso. Esse é um debate que precisa acompanhar toda inovação tecnológica e, quando pensamos na educação digital da população (algo tão falado recentemente), é importante não restringi-la ao aprendizado das ferramentas tecnológicas em si: precisamos englobar o arsenal de estratégias essenciais para lidar de forma reflexiva e responsável com o que podemos criar a partir dessas ferramentas.

Mais do que discutir se os estudantes deixarão para modelos como o ChatGPT tarefas como a de escrever uma redação, temos que nos preocupar com a capacidade que eles têm de analisar o que foi escrito, avaliando confiabilidade e pesando as consequências do que aquela mensagem pode acarretar.

Quando procuramos uma informação na internet (por meio de buscadores como o Google), temos ao menos acesso ao site ou página responsável pelo conteúdo encontrado. Mesmo assim, em muitos casos, é difícil filtrar as fontes confiáveis e de qualidade em meio a uma lista quase infindável de links. Agora imagine a complexidade de analisar as informações de diversas origens selecionadas, agrupadas e hierarquizadas por uma IA  — não é tarefa simples, mas temos que desenvolver as habilidades para executá-la.

Além disso, é preciso considerar que os dados que alimentam o bot não são atualizados em tempo real. Ou seja, assuntos mais “quentes” e notícias que ainda estão se desenrolando não estão em seu radar (por enquanto, pelo menos).

A OpenAi (empresa criadora do ChatGPT) passou a informar, na página inicial de acesso ao sistema, que o formato de diálogo “permite que o ChatGPT responda perguntas subsequentes, admita erros, desafie premissas incorretas e rejeite pedidos inapropriados”. Será importante acompanhar, na prática, como essas ações ocorrerão.

Por ora, podemos ficar com o conselho do próprio robô que, ao ser questionado sobre as fake news, escreveu: “É importante ter cuidado com as informações que se lê e compartilha e sempre verificar a fonte e a confiabilidade das informações antes de tomar decisões ou compartilhá-las com outros”.

 

Foto de Daniela Machado

Daniela Machado

Coordenadora EducaMídia

Coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta que tem como focos a formação de professores e a produção de conteúdos sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade