Imagem de carregamento
— Notícias

Curso de verão do EducaMídia reúne 40 educadores em SP

Foto de EducaMídia
Autor EducaMídia Programa do Palavra Aberta Sobre o autor

Entre os dias 14 a 16 de janeiro, cerca de 40 participantes, entre educadores e gestores, participaram do curso de verão “Educação Midiática e a BNCC”, em São...

Imagem de destaque do post

Entre os dias 14 a 16 de janeiro, cerca de 40 participantes, entre educadores e gestores, participaram do curso de verão “Educação Midiática e a BNCC”, em São Paulo (SP), desenvolvido pelo EducaMídia em parceria com o Instituto Singularidades.

Foram três dias de trocas mútuas, reflexões e atividades. A formação incluiu oficinas sobre temas como desinformação, leitura de infográficos e os bastidores da Wikipedia, todas lideradas pelas coordenadoras do programa Daniela Machado e Mariana Ochs.

Maria Eugenia Sanson, diretora acadêmica e uma das participantes, afirma que o curso será de grande utilidade no seu dia a dia na escola. Para ela, a educação midiática é importante na construção de uma visão reflexiva por parte dos estudantes. “Se queremos que os alunos se tornem agentes de transformação que sejam reflexivos, que saibam não apenas absorver conteúdo, isso é fundamental”, disse.

Recursos
Ao mesmo tempo em que foram apresentadas novas ferramentas e aplicativos para tornar as aulas mais interativas, como o padlet, foi estimulada a criação de planos de aula e outros projetos que não dependem de tecnologia – levando em conta as diferentes estruturas presentes nas escolas brasileiras. Para isso, partiu-se do pressuposto que mesmo nas reflexões sobre tecnologia é possível lançar mão de recursos não tecnológicos, como murais colaborativos.

O professor de Geografia Édino Grama já trabalhava com as ferramentas analógicas para formar estudantes midiaticamente educados, com auxílio de mapas e gráficos. A formação oferecida pelo EducaMídia, porém, mostrou como ele pode ir além nesse aspecto. “Eu colocava os alunos em uma análise passiva, eles só observavam e respondiam perguntas pontuais”, comenta. “A educação midiática nos ajuda a colocar os alunos como participantes do processo [de aprendizagem]”.

A partir do material do curso, os participantes trabalharam em duplas ou trios para criar atividades e as apresentaram aos colegas em uma “feira de exposições de projetos”, demonstrando como é possível incluir uma camada de educação midiática nas várias áreas do conhecimento, sempre respeitando o que demanda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Foto de EducaMídia

EducaMídia

Programa do Palavra Aberta

O EducaMídia é o programa de Educação Midiática do Instituto Palavra Aberta com o apoio do Google.org

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade