O Instituto Palavra Aberta, em parceria com a Rede Interuniversitária Euro-americana de Investigação em Competências Midiáticas para a Cidadania (Alfamed), lançou o currículo de formação de professores em educação midiática em português.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do EducaMídia e contou com a participação de quatro convidados especiais: o presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Ismar de Oliveira Soares; o pesquisador e professor da Universidade de Huelva (Espanha), Ignacio Aguaded, e os coordenadores da publicação brasileira, Felipe Chibás-Ortiz e Vanessa Matos.
O webinário teve duração de 1h e foi mediado por Patricia Blanco, presidente do Palavra Aberta.
Educação midiática
Patrícia ressaltou no início de sua fala a importância do lançamento da edição em português por meio da parceria estabelecida com o Palavra Aberta.
“O currículo Alfamed é um guia teórico voltado para educadores que se encontram no enfrentamento diário dos desafios educativos, sobretudo pelo cenário atual de pandemia, onde a educação foi e tem sido mediada pela tecnologia e a informação passou a exigir uma análise crítica ainda mais apurada”, destacou.
Na avaliação de Ignacio Aguaded, o currículo fortalece a rede de pesquisadores de educação midiática em um momento de superabundância de informações e conectividade.
“A rede Alfamed tem como finalidade unir pesquisadores de modo que os meios de comunicação sejam mais humanos, mais democráticos, mais éticos e mais participativos, para que possam ser um caminho para a salvação das pessoas”, pontuou.
Objetivos
Segundo Ismar de Oliveira Soares, o currículo Alfamed é um material atualizado e seguro que permite que os professores do Brasil eduquem os seus alunos para uma vida com autonomia na produção e no recebimento da informação.
“Essa é a primeira vez que um projeto curricular avança nessa linha. No passado, os educadores abandonavam ou não davam atenção para o tema da educação midiática”, afirmou.
Para Felipe Chibás-Ortiz, o novo currículo trata de questões como a construção de valores embasados em pensamento crítico e autonomia na produção de coinhecimento. “Isso implica em transcender barreiras culturais da comunicação”, explicou.
Já para Vanessa Matos, a obra é fruto de um projeto efetivamente colaborativo e organizado pelo professor Ignacio Aguaded. “Este trabalho foi gratuito, de doação, pois não houve nenhum tipo de troca financeira, foi um trabalho muito árduo e uma conquista em um ano em que se comemora o centenário do Educador Paulo Freire”, concluiu.
Baixe gratuitamente o currículo Alfamed aqui.
Assista ao webinário na íntegra aqui.