Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Criança e a relação fortalecedora no universo digital

Foto de Patricia Blanco
Autor Patricia Blanco Presidente do Instituto Palavra Aberta Sobre o autor

Assegurar uma relação positiva no ambiente digital é responsabilidade de todos

Imagem de destaque do post

(Imagem: Kami Al-Zayat/Unsplash)

Um dos maiores especialistas em educação midiática do mundo costuma comparar o fato de não termos a fluência digital necessária para navegarmos com segurança na internet com um cenário em que todos nós passássemos a dirigir sem ter habilitação.

Para Sam Wineburg, professor da Universidade de Stanford e líder de um grupo de pesquisa que estuda o ensino de história e a nossa relação crítica com a multiplicidade de fontes no ambiente digital, nós ainda não sabemos como ter uma experiência verdadeiramente enriquecedora na rede.

A metáfora de um trânsito caótico é boa pois expressa, ao mesmo tempo, tanto a multiplicidade de perigos e riscos que uma situação como essa pode provocar, como também as possibilidades de se chegar onde se quer. A internet abriu uma gama enorme de possibilidades, mas trouxe também riscos que precisam ser enfrentados, que ameaçam a segurança de todos, independe da faixa etária, mas são as crianças que precisam de uma atenção especial.

Se os idosos são mais vulneráveis a golpes virtuais e mais propensos a disseminarem desinformação, como apontam algumas pesquisas, as crianças estão expostas a uma diversidade maior de problemas. É urgente que repensemos a ideia de que as novas gerações, por serem consideradas nativas digitais –ou seja, nasceram em um mundo conectado–, têm o domínio pleno das habilidades necessárias para trafegar no ambiente informacional. Não confundir a facilidade de manuseio que os mais novos parecem ter ao destravar celulares e baixarem aplicativos sem ajuda alguma com aptidão e perspicácia é apenas o primeiro passo.

Não, eles não estão prontos e precisam desenvolver habilidades novas para atuarem com segurança no ambiente digital, pois a lista de riscos a que o público infanto-juvenil está suscetível não é pequena: cyberbullying, discursos de ódio, influenciadores digitais mal intencionados, exposição excessiva, desafios virtuais, stalking, pornografia infantil, assédio, abuso, sexting, roubo de dados, criação de fakes, etc. Os fenômenos são muitos e afetam fortemente a saúde mental de crianças e adolescentes de uma maneira nunca antes vista.

Isso porque eles têm contato, desde pequenos, com um mundo de informações e conteúdos a que nós, adultos, jamais estivemos expostos nessa idade. Enquanto nossa conexão com esse universo era analógica, por meio de jornais, revistas, rádio e televisão, em horários determinados, as crianças e jovens nunca saem das redes. Não entram e saem da internet: eles estão online o tempo todo, e isso pode trazer sérias consequências para as relações sociais e a autoimagem deles.

É importante frisar que a internet oferece um universo infinito de possibilidades de aprendizagem e conhecimento. Desde coleções inteiras de museus online a documentários, cursos gratuitos, fóruns de discussão, canais de aulas online, aplicativos de mobilização social e diversas outras ferramentas que reforçam a participação cívica.

É justamente essa infinidade de oportunidades que devem ser reforçadas e democratizadas – e a educação midiática serve justamente para isso. Quanto mais as crianças e jovens souberem como tirar o melhor proveito das redes, melhor seremos como sociedade.

É por isso que pais precisam estar cientes da atuação de seus filhos nas plataformas digitais. Os responsáveis pelas crianças e jovens devem ser também educados midiaticamente para agir de modo responsável, e isso vai além da mediação parental e das restrições de uso das mídias. É preciso um olhar crítico, atento e ético para todo o tipo de conteúdo consumido e produzido pelos jovens nas mídias sociais.

Como estamos todos aprendendo ao mesmo tempo em que surgem novas tecnologias e formas de usá-las, essa pode parecer uma missão impossível. Mas não é. Conteúdos e entidades envolvidas com essa causa não faltam –existem uma multiplicidade de cartilhas e materiais gerados por debates relevantes, como os que Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e a SaferNet Brasil fazem há anos.

O Instituto Palavra Aberta também vem formando professores em educação midiática para construírem práticas pedagógicas que fortaleçam a constituição de uma cidadania que dialogue com o ambiente digital de modo efetivo.

A responsabilidade pela presença digital das crianças e jovens precisa ser compartilhada, especialmente no que tange à proteção deles. Famílias, escolas e os próprios adolescentes precisam ser envolvidos nesse processo. Portanto, é necessário que todos nós aprendamos e formemos redes de apoio, orientação e diálogo, deixando esse “trânsito virtual” cada vez mais fluído e seguro.

Foto de Patricia Blanco

Patricia Blanco

Presidente do Instituto Palavra Aberta

Patricia Blanco é presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade que lidera o EducaMídia, programa de educação midiática com foco na formação de professores e produção de conteúdo sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade