Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Coronavírus gera perigosa pandemia de desinformação

Foto de Daniela Machado
Autor Daniela Machado Coordenadora EducaMídia Sobre o autor

Coronavírus expõe o melhor e o pior da era da abundância da informação

Imagem de destaque do post

Se você vive no planeta Terra, não deve ter escapado da enxurrada de vídeos, áudios, memes e toda sorte de mensagens sobre o novo coronavírus. 

Não só na TV, no rádio ou nos jornais, mas principalmente em grupos de WhatsApp, no Twitter e nas demais redes sociais a pandemia virou o assunto mais comentado e debatido das últimas semanas. 

Neste cenário de pulverização da autoria (muito positivo por dar voz a mais pessoas), cresce a nossa responsabilidade no trato com a informação — e isso vale ao consumir, compartilhar ou produzir novos conteúdos. 

Sem reflexão e responsabilidade, a pandemia vem acompanhada de outro fenômeno: a “infodemia”. E, infelizmente, já há vários sinais de que vivemos uma.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS), em meio aos esforços de combater a proliferação do vírus, teve também de se preparar para combater outro surto, o da desinformação. 

“A eclosão do Covid-19 e as reações geradas têm sido acompanhadas de uma massiva ‘infodemia’ — uma super abundância de informação, algumas precisas e outras não — que torna difícil para as pessoas encontrarem fontes e orientações confiáveis quando precisam”, destacou a OMS em um importante relatório sobre o novo coronavírus, divulgado ainda no início de fevereiro. 

“Devido à alta demanda por informação precisa e atualizada sobre o Covid-19, as equipes de comunicação de risco e de mídias sociais da OMS estão trabalhando conjuntamente para rastrear e responder os mitos e rumores.” 

Por que a OMS “perde tempo” em monitorar as informações sobre o vírus, além de fazer o trabalho central de orientar as políticas públicas na área de saúde? Porque informação — ou melhor, desinformação — pode prejudicar tanto quanto a doença. E até matar.

No Irã, dezenas de pessoas morreram após beber álcool adulterado, acreditando em um boato que dizia que a bebida ajudaria na cura do novo coronavírus. 

Exemplos menos dramáticos, mas ainda assim prejudiciais, têm aparecido quase diariamente no Brasil. Em geral, surgem como mensagens anônimas compartilhadas à exaustão em grupos de WhatsApp (atribuindo a cura da doença a ingredientes triviais como o vinagre, por exemplo).

Mas a desinformação também está na boca de pessoas públicas que, sem quaisquer evidências, disseminam teorias da conspiração, como a de que a pandemia é um plano mirabolante do governo chinês para minar a economia dos demais países, derrubar as bolsas de valores e, então, comprar ações e conquistar o mundo.

Em situações críticas como a que vivemos, torna-se ainda mais urgente garimpar informações apuradas com cuidado, baseadas em dados científicos e que se escoram em fontes qualificadas — premissas do bom jornalismo, que podem e devem ser adotadas por todos nós quando atuamos nas redes sociais.

Quando a desinformação mata, informação de qualidade também é vacina.

Num esforço para que mais pessoas tenham acesso a dados checados, grandes veículos de comunicação derrubaram o chamado paywall, tornando gratuito o acesso às reportagens relacionadas ao coronavírus.

Há também muitos casos de consumo e produção de conteúdo responsável nas redes sociais, fora do jornalismo profissional. 

Educadores, médicos e cientistas, por exemplo, “traduziram” conceitos importantes e complexos sobre a pandemia em GIFs e hashtags. Essas novas formas de linguagem fizeram com que informações de qualidade alcançassem um volume considerável de pessoas em pouco tempo. 

Para citar uma: a #flattenthecurve (#achateacurva, em português) e os gráficos em movimento que a acompanharam explicaram por que distribuir os casos do novo coronavírus ao longo do tempo (evitando um pico no curto prazo) é vital para que os sistemas de saúde não entrem em colapso.

Memes — criados com cuidado e responsabilidade — também contribuíram para reforçar a indicação dos órgãos competentes de que é preciso lavar as mãos com frequência e praticar a “etiqueta respiratória”, evitando beijos e abraços, por exemplo. 

Todos estes são formatos de comunicação relativamente novos e, como muita coisa na vida, podem ser usados para o bem ou para o mal. É nessa fronteira que a escola tem papel dos mais relevantes, expandindo o conceito de alfabetização para que crianças e jovens sejam capazes de “ler e escrever” de forma reflexiva, cuidadosa e empática nas mais diversas plataformas.

Crises globais como a do novo coronavírus são desafiadoras e trágicas. Mas também podem nos oferecer oportunidades de mudanças de hábitos mais duradouros pelo bem de todos.

Se mais nada puder ser feito enquanto as escolas estão fechadas, que pelo menos a gente leve adiante a mensagem de Peter Adams, vice-presidente de educação no News Literacy Project:

“O equivalente a gastar 20 segundos lavando as mãos também funciona muito bem para a informação. Se você tirar 20 segundos, investigar a fonte, fazer uma busca rápida no Google e manter-se cético, podemos eliminar uma boa dose da confusão gerada pela desinformação.”

A pandemia mais midiática da história mostra que a educação também precisa ser midiática. 

Foto de Daniela Machado

Daniela Machado

Coordenadora EducaMídia

Coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta que tem como focos a formação de professores e a produção de conteúdos sobre o tema.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade