Imagem de carregamento
— Notícias

Como participar da MIL Week 2020?

Foto de Elisa Thobias
Autor Elisa Thobias Assistente de comunicação Sobre o autor

De 24 a 31 de outubro, o mundo celebra a 9ª Global MIL Week (Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional), que neste ano leva o nome Resisting...

Imagem de destaque do post

De 24 a 31 de outubro, o mundo celebra a 9ª Global MIL Week (Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional), que neste ano leva o nome Resisting Disinfodemic: Media & Information Literacy for everyone & by everyone. O evento é organizado pela UNESCO, entidade que há anos discute a educação midiática em todo o mundo.

Durante essa semana, diversos países realizam ações para discutir a educação midiática, sempre com o tema da edição – neste ano, o foco é o cenário de desinformação durante a pandemia.  

Você também pode se juntar a essa ação global e participar da MIL Week. O EducaMídia reuniu aqui 10 maneiras que nós, brasileiros, podemos participar do evento. Elas foram traduzidas do site da UNESCO.

Lembramos aqui que, por conta da pandemia, essas atividades devem ser feitas de maneira online:

1) Organize um Dia da Alfabetização Midiática: reúna pessoas em sua comunidade que você sabe que estão envolvidos e comprometidos com a educação midiática e informacional (ONGs, mídia local, políticos, alunos, professores) para discutir sobre o tema. Por conta da pandemia, isso pode ser feito por meio das redes sociais;

2) Organize eventos ou atividades relevantes em sua cidade: se você trabalha em algum órgão municipal (prefeitura, transportes, bibliotecas, museus, hospitais) pode organizar um evento online para o público desses espaços. Você pode criar o seu próprio conteúdo ou acessar o site do evento e fazer o download gratuito.

3) Discuta sobre educação midiática e informacional na sua universidade: instituições de ensino são convidadas, durante essa semana, a organizar debates, palestras e bate-papos especiais para promover a educação midiática e informacional. Nesses eventos, os resultados de pesquisas ligadas a alfabetização midiática e informacional e diálogo intercultural podem ser divulgados. Isso pode ser feito de modo online;

4) Use as redes sociais para aumentar a conscientização sobre educação midiática e informacional: uma boa forma de promover o assunto é utilizar as mídias sociais. Utilize a hashtag #GlobalMILWeek e compartilhe suas experiências com o mundo! 

5) Mande uma carta: envie uma carta, e-mail, ou mensagem para os meios de comunicação local, organizações de jovens, provedores de internet, operadores de transporte público e a prefeitura da cidade pedindo para que eles promovam ações de educação midiática e informacional. Aqui você encontra mais informações de como fazer isso (em inglês).

6) Dê voz para a juventude: é mais importante do que nunca apoiar os jovens a utilizarem as mídias com eficácia. As organizações de jovens podem organizar webinars curtos e debates dentro de suas redes. Incentive os jovens a escrever sobre o assunto.

7) Junte-se à Aliança Global para Parcerias em Alfabetização de Mídia e Informação (GAPMIL): ao participar do GAPMIL, você se conecta com parceiros em nível nacional e global e ajuda a promover a educação midiática e informacional ao redor do mundo. 

8) Promova as ações e publicações da UNESCO: você pode baixar, distribuir e divulgar em suas redes sociais links para as publicações produzidas pela UNESCO. 

9) Inscreva-se no curso online de educação midiática e informacional: se você deseja saber mais sobre educação midiática, igualdade de gênero e diálogo intercultural, clique aqui para se inscrever. (em inglês)

10) Participe de debates globais online: enriqueça seu conhecimento sobre educação midiática e informacional a partir de outras experiências e discussões. Envie um email para gapmil@unesco-lists.org e contribua ativamente com as suas experiências e para pensar o futuro do tema no mundo! 

Tem outras ideias para promover a Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional? Compartilhe com o EducaMídia utilizando a hashtag #GlobalMILWeek 2020! Vamos adorar saber o que você está planejando!  

 

Foto de Elisa Thobias

Elisa Thobias

Assistente de comunicação

Educomunicadora, é assistente de comunicação.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade