Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Como a educomunicação e a educação midiática se relacionam?

Foto de Elisa Thobias
Autor Elisa Thobias Assistente de comunicação Sobre o autor

Entender a relação entre os conceitos é fundamental para o sucesso de projetos educativos que envolvam mídias

Imagem de destaque do post

Imagem: Stem/Unsplash

A educação utiliza, há muito tempo, ferramentas da comunicação para tornar seus conteúdos acessíveis a um número maior de alunos. Foi assim com Freinet, ao utilizar a imprensa e o jornal impresso para ensinar seus alunos no fim da Primeira Guerra Mundial. De forma similar, com o apoio de um gravador manual, o argentino Mário Kaplún gravava as opiniões dos estudantes das comunidades rurais em fitas k-7 nos anos 1980 para que todos pudessem ouvir, favorecendo o diálogo e a construção do conhecimento entre professores e alunos. 

Nas últimas décadas, com a infinidade de recursos tecnológicos que a educação utiliza para atender suas demandas, como lousas digitais e ambientes virtuais, um campo de intervenção surgiu como apoio para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais conectado e para dar suporte a estudantes, educadores e a sociedade em geral: a educomunicação. 

A educomunicação tem como grande desafio aproximar a comunicação da educação e a educação da comunicação. O conceito de educomunicação entendido por Ismar de Oliveira Soares, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), é que se trata de um campo teórico-prático que propõe intervenções a partir de algumas linhas básicas, como a educação para a mídia; o uso das mídias na educação; a produção de conteúdos educativos; a gestão democrática das mídias; e a prática epistemológica e experimental do conceito. Há quem a entenda como uma maneira de ampliar o diálogo, a participação e a criatividade em espaços formais e informais de ensino, colocando o aluno como protagonista de suas produções e criações midiáticas. 

No Brasil, a educomunicação tem forte atuação em espaços não formais de ensino, como organizações não governamentais e núcleos acadêmicos. A ação desses grupos foi fundamental para a adoção de políticas públicas que possibilitaram a existência de projetos como o Educom.rádio, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. O projeto, desenvolvido em 455 escolas da rede pública da cidade no início dos anos 2000, levou, mediante o planejamento e uso colaborativo dos recursos da comunicação, a prática da produção midiática para crianças do ensino fundamental. Isso se deu por meio da criação de emissoras de rádio ou mini estações de TV, conduzidas por crianças de 6 a 14 anos de idade. 

Já a educação midiática é a capacidade de ler criticamente e de participar de forma ativa do mundo conectado. Ao passo que hoje temos contato com uma quantidade absurda de informações a todo instante, como nunca antes na história, é preciso saber lidar com isso. Não basta mais ler o que chega às nossas mãos; é preciso interpretar intenção, autoria e contexto, além de dominar as ferramentas e as linguagens que nos permitem ter voz no ambiente midiático. 

Para isso, a educação midiática desenvolve habilidades como a análise crítica da mídia, a cidadania digital, a participação cívica, a fluência digital, a autoexpressão e o letramento da informação. 

O EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, acredita que a capacitação dos jovens para viver na sociedade da informação acontece por meio de seus educadores. Assim, busca desenvolver nos professores, por meio de formações, recursos e projetos, novas abordagens pedagógicas proporcionadas pelas tecnologias de informação e comunicação, promovendo uma cultura de aprendizagem que estimula a curiosidade e o aprendizado contínuo. A ideia é criar para aprender: por meio de experiências engajadoras, os estudantes são levados a participarem de maneira crítica, ética e responsável de suas comunidades e territórios.

Buscando a transformação social, a educomunicação dialoga com a educação e a comunicação e fortalece projetos colaborativos que questionam de que forma a comunicação acontece. Além disso, se preocupa com a garantia do direito universal à comunicação e à expressão. São temas muito importantes para a educação midiática, que amplia esses objetivos para dar conta da sociedade hiperconectada em que vivemos hoje. Por meio de ambas, é momento de unirmos forças, conceitos e conhecimentos para enfrentarmos os desafios que a desinformação e outros fenômenos prejudiciais para a democracia nos impõem.

 

Foto de Elisa Thobias

Elisa Thobias

Assistente de comunicação

Educomunicadora, é assistente de comunicação.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade