Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Cidadania na escola: como despertar o interesse dos jovens pela política?

Foto de Elisa Thobias
Autor Elisa Thobias Assistente de comunicação Sobre o autor

Com a proximidade das eleições, é fundamental levar o assunto para a sala de aula

Imagem de destaque do post

📸: Standret | Freepik

Quem acha que política é um assunto, chato, difícil e cansativo? Esse sentimento parece fazer parte do cotidiano dos mais jovens nos últimos anos. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de adolescentes entre 16 e 17 anos que solicitaram o título de eleitor nas últimas eleições caiu 82% em comparação com outros períodos.

A dificuldade de diálogo e o distanciamento do interesse da juventude com as questões prioritárias para as gestões públicas são fatores que influenciam esse resultado. Para tentar reverter esse processo, a Justiça Eleitoral, organizações da sociedade civil e até mesmo personalidades da mídia têm realizado campanhas de incentivo à emissão do documento. 

Essas ações são urgentes e necessárias, mas é preciso também envolver, mobilizar e conscientizar de forma contínua essa população sobre a importância de participarem do processo eleitoral. E isso pode e deve ser feito na escola. É nela que os adolescentes passam grande parte do dia e, além disso, é missão das instituições de ensino formar cidadãos e cidadãs conscientes, críticos e responsáveis, o que inclui valorizar e defender a democracia. 

Com atividades que podem ser realizadas por professores de diversas áreas, especialmente na área de humanidades, é importante levar os alunos ao entendimento do funcionamento do regime democrático em linguagens que façam sentido para eles. Em outras palavras: não se pode desprezar o poder das tecnologias e das mídias sociais nesse processo. 

Atividades que tenham o objetivo de apresentar a história, os mecanismos e a importância da democracia são excelentes para que o aluno reconheça a importância de seu papel como agente político e de seu voto. E, se combinadas com a análise de textos jornalísticos e midiáticos sobre o tema, podem colaborar, por exemplo, para a criação de um glossário colaborativo sobre as eleições. Termos como totalitarismo, representação e desinformação podem ser analisados pelas turmas e compartilhados por meio de murais ou no ambiente digital. 

Uma outra abordagem que o professor pode utilizar é a análise da dinâmica das pesquisas eleitorais. Refletir sobre instrumentos de coleta, tratamento e análise de dados é fundamental para que os estudantes compreendam o impacto desses levantamentos quantitativos no processo eleitoral. A habilidade EF05MA24 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a interpretação de dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos e a produção de textos com o objetivo de sintetizar conclusões. No dia a dia, o professor pode alinhar-se à base realizando pesquisas sobre diversos temas com as turmas no ambiente escolar. .

Vale lembrar que o Instituto Palavra Aberta, instituição que trabalha na defesa das liberdades e na promoção da educação midiática, lançou o projeto #FakeToFora. A iniciativa tem como objetivo incentivar educadores a promoverem reflexões entre o público jovem que se prepara para votar. Os materiais são gratuitos e estão divididos em seis módulos com objetivos curriculares e midiáticos.

Unindo a conscientização dos jovens sobre a importância da sua atuação no processo democrático, a interpretação cuidadosa dos materiais que chegam até eles e o uso consciente dos dispositivos da comunicação,é possível ter uma geração de novos eleitores preparados para atuar de forma crítica neste e nos próximos anos.

Foto de Elisa Thobias

Elisa Thobias

Assistente de comunicação

Educomunicadora, é assistente de comunicação.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade