Imagem de carregamento
— Notícias

Ciclo de oficinas sobre IA do 60+ termina com apresentação de trabalhos dos participantes

Foto de Bruno Ferreira
Autor Bruno Ferreira Coordenador pedagógico Sobre o autor

Parceria ocorreu entre março e maio nas dependências da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da universidade

Imagem de destaque do post

O EducaMídia 60+ e o programa USP 60+ realizaram em parceria, ao longo dos meses de março e abril, o primeiro ciclo de 6 oficinas sobre Inteligência Artificial para o público idoso, nas dependências da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Nesta sexta-feira, 10 de maio, houve o encerramento desse processo, com a apresentação de alguns participantes de seus trabalhos autorais sobre o tema.

As atividades finais foram flexíveis: de sínteses teóricas do que foi aprendido pelos participantes ao compartilhamento de experiências no uso de aplicativos de IA. O participante Antônio Carlos, por exemplo, explorou o ChatGPT para explicar à sua neta o que é inteligência artificial. Já a participante Rosângela usou o Copilot para produzir um acróstico a partir da palavra “Rio Grande do Sul” com uma mensagem que sensibilizasse pessoas a realizar doações para as vítimas da tragédia climática no estado (clique para abrir):

Acróstico gerado pelo Copilot a partir de comando da participante Rosângela, do USP60+

Para o participante Silvestre, o ciclo de oficinas representou “um chacoalhão, um start, um despertar” para o tema da inteligência artificial. Na mesma linha, Roberto, que é engenheiro aposentado, elogiou o método a partir do qual o processo formativo se deu: “Eu ouvia falar, mas nunca havia entrado no ChatGPT. Tive interesse por causa do meu neto e nas oficinas pude explorar [a plataforma]. A dinâmica de teoria e prática ajudou bastante, foi muito interessante”, opinou.

“O objetivo dessas seis semanas de aprendizado foi justamente abrir um espaço de reflexão sobre usos, utilidades e consequências da inteligência artificial. Não queremos necessariamente usuários frequentes dessa tecnologia, mas que a relação com os aplicativos de IA seja sempre crítica e qualificada”, disse Bruno Ferreira, coordenador pedagógico do Instituto Palavra Aberta e responsável por parte das atividades com o público da USP 60+, no término das apresentações.

Ainda no mês de maio, a USP 60+ dará início a novas turmas da oficina de Inteligência Artificial, em que os conteúdos do EducaMídia 60+ irão fundamentar a compreensão teórica sobre o tema.

Conheça o EducaMídia 60+.

Foto de Bruno Ferreira

Bruno Ferreira

Coordenador pedagógico

Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela ECA/USP. Possui licenciatura em Educação Profissional de Nível Médio, pelo IFSP. Atuou como professor de Comunicação e Desenvolvimento Social, no Senac-SP, como consultor de alfabetização midiática e informacional da UNESCO e formador de professores de redes públicas de ensino.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade