Objetivos

Analisar os mecanismos de disseminação de fake news e também exemplos, causas e consequências desse fenômeno. Entender e refletir sobre o papel das agências de checagem de informações e o papel de cada um no combate à desinformação.

Roteiro de aula

(Este plano de aula faz parte do projeto #FakeToFora – Quem vota se informa. Para conhecer o projeto completo, clique aqui.)

AULA 1 – O QUE EU PENSO / O QUE EU SEI

ATIVAÇÃO

10 min | Inicie o encontro com uma conversa sobre o processo de votação no Brasil. Talvez nenhum aluno da turma tenha votado até agora, mas tente conversar sobre o que eles sabem a respeito do processo eleitoral, do ponto de vista técnico. 

  • Como o eleitor vota?
  • Como os votos são contados?
  • Quem é responsável por organizar as eleições?
  • A eleição é segura?

Conduza a conversa perguntando de onde vieram as informações que os alunos trouxeram para a conversa. Televisão, redes sociais, aplicativos de mensagem, conversa com amigos e familiares?

15 min | Exiba o vídeo “Entenda como funciona a votação eletrônica no Brasil”, da BBC Brasil (5’53”) e, se tiver tempo, desenvolva a rotina de pensamento detalhada a seguir:

⇨ Este é um bom momento para realizar a rotina de pensamento: “antes eu pensava… agora eu penso…”. Essa rotina resume-se em pedir para que os alunos completem as frases (Antes eu pensava que a votação ____. Agora eu penso que ____.) e serve para analisar ou avaliar como mudaram de opinião e desenvolveram novas ideias a respeito de um tema. A atividade pode ser realizada oralmente ou por escrito, utilizando as frases da rotina como elemento para explicitar as ideias que os alunos tinham sobre a votação antes e depois de assistirem ao vídeo.

DESENVOLVIMENTO

20 min | Pesquisa

Apesar de o Brasil ter eleições bastante respeitáveis e que nunca tiveram nenhuma denúncia séria de fraude, o tema segurança tem sido foco de algum debate, tanto no meio acadêmico quanto político. É legítimo e democrático que os cidadãos queiram aumentar a segurança do processo eleitoral e muitos pesquisadores sérios têm auxiliado no avanço das condições técnicas que garantam uma maior confiança no processo, por meio de críticas bem fundamentadas. Mas também é possível encontrar vários textos, vídeos e posts nas redes sociais que apenas alegam a existência de fraudes, sem apresentar evidências.

Neste momento do encontro, os alunos devem se dividir em grupos de quatro ou cinco pessoas e acessar o site do projeto da Justiça Eleitoral “Fato ou Boato” em justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato. Entre outras coisas, o site traz checagens de informações sobre o processo eleitoral. Algumas das checagens são feitas pelo próprio TSE, mas a maioria é feita por agências parceiras especializadas em checagem de informações. Para manter o foco da atividade, os alunos podem filtrar as checagens usando o termo “urna” e escolher os artigos que mais interessarem.

⇨ Caso não haja conexão com a internet, é possível levar alguns artigos impressos. Seguem algumas sugestões:

Postagens enganam ao associar ataque hacker contra TSE à urna eletrônica | Estadão Verifica

Vídeo que simula funcionamento da urna eletrônica não comprova que o equipamento pode ser fraudado | Agência Lupa

É #FAKE que vídeo mostre votos de uma mesma zona eleitoral aparecendo de forma divergente no aplicativo do TSE e no boletim de urna | G1

#Verificamos: É falso que mesários podem transferir votos abrindo sistema da urna eletrônica | Agência Lupa

Não é verdade que urnas eletrônicas do TSE podem ser invadidas pela internet | Aos Fatos

É possível, sim, auditar e realizar recontagem dos votos, ao contrário do que afirma vídeo | Projeto Comprova

Inicialmente, peça aos grupos que leiam os artigos e preparem uma breve apresentação para a turma. Se a apresentação for no próximo encontro ou houver tempo e recursos em sala, é possível pedir algum recurso audiovisual (cartazes, slides, infográficos etc.) para a apresentação. O mais importante é que todos contem qual postagem deu origem ao artigo de checagem, como foi feita a checagem e quais foram as conclusões.

AULA 2 – ETIQUETAS DA INFORMAÇÃO

35 min | Produção

Retome com os alunos as principais descobertas da aula anterior e reforce que um dos aprendizados que podemos levar da checagem de informações é que não existem apenas informações inteiramente verdadeiras ou falsas. Algumas agências e projetos de checagem optam por criar selos ou etiquetas que trazem mais informações a respeito da maneira que o conteúdo desinforma. Proponha que os grupos criem selos próprios e escolham os mais apropriados para os conteúdos discutidos na atividade. 

⇨ Algumas categorias sugeridas de selos:

fake news: conteúdo criado com o propósito de enganar, que parece uma notícia mas não é;

sátira: conteúdo feito para entreter, deixa claro (às vezes não tanto) que o objetivo é humorístico;

opinião: o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema, comumente usando linguagem forte e tendenciosa;

título incompleto ou impreciso: o conteúdo completo pode levar a conclusões muito diferentes do que a leitura apenas do título indica;

conteúdo sensacionalista: apela para a emoção do leitor e geralmente exagera no tom;

fora de contexto: quando a informação é verdadeira mas aconteceu em outro lugar ou numa data diferente da que está sendo alegada;

conclusões exageradas: os dados apresentados não são suficientes para sustentar as conclusões. 

Seus alunos podem se inspirar nas etiquetas e selos da Agência Lupa e do Projeto Hoaxbusters

FECHAMENTO

10 min | Reflexão

Grande parte da discussão gerada pelas informações que circulam na sociedade vem da nossa própria incapacidade de discernir adequadamente os tipos de informação. Aproveite a criação dos selos para discutir com seus alunos a importância de ler atentamente as mensagens que recebemos para entender as nuances que estão além do falso e verdadeiro. Nem sempre uma desinformação parte de algo completamente inventado e facilmente desmentido. Não basta impedir a circulação de fake news; é preciso impedir também a propagação de mensagens duvidosas, incompletas, tendenciosas ou maliciosas.

Educador(a): A fim de que você se sinta seguro para conduzir essa reflexão, conheça o material do Educamídia “Muito além das fake news (caso queira e tenha tempo, aplique também o plano de aula sugerido).

Criado por Estevão Zilioli para www.educamidia.org.br
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Materiais da aula

Para explorar mais

– Urna eletrônica: Entenda o debate sobre a auditoria das urnas e o funcionamento do sistema do TSE (BBC News Brasil)

– Fato ou Boato? (Tribunal Superior Eleitoral) 

– [PLANO DE AULA] Muito além das “fake news”