Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

As muitas faces da educação midiática

Foto de Mariana Ochs
Autor Mariana Ochs Coordenadora EducaMídia Sobre o autor

Combater a desinformação é apenas a ponta do iceberg

Imagem de destaque do post

📸: Mariana Ochs

Em uma sala de aula do 5° ano, crianças de dez anos preparam uma websérie que explica como os seus influenciadores favoritos são remunerados, descobrindo a relação entre audiência expressiva e renda. Em outra sala, o 8° ano estuda o conflito em torno das terras indígenas, analisando como gráficos podem construir narrativas distintas e buscando fontes que tragam diversidade de vozes nos relatos sobre a situação. No Ensino Médio, uma turma se debruça sobre fotos de Machado de Assis, discutindo como e por que a manipulação das imagens promoveu o seu “branqueamento”

O que todas essas atividades têm em comum é a possibilidade de levar para o cotidiano escolar, de forma transdisciplinar, a prática constante de leitura crítica e a autoria ética e criativa de mídias, preparando os jovens para que possam aprender, se comunicar, exercer os seus direitos e respeitar os direitos dos demais em uma sociedade fortemente midiatizada, em que se multiplicam não só as mensagens mas também os ambientes, formatos, intenções e autores. 

A cidadania digital é um direito, reconhecido por organizações como a Unesco, e estabelecido em políticas públicas. Mas já foi o tempo em que a noção de “cidadania digital” representava apenas uma perspectiva protetora, focada em fortalecer os jovens contra ameaças como cyberbullying, roubo de senhas, predadores ou superexposição. Hoje, entendemos que exercer a cidadania – dentro e fora do ambiente digital – passa sobretudo por empoderar os jovens para que possam ocupar, de forma segura, ética e responsável, a verdadeira praça pública que é a internet, e seus diversos canais e formas de comunicação, aproveitando as oportunidades trazidas pela democratização do acesso à informação, mas enfrentando também os seus desafios. Esse é o papel da educação midiática.   

Precisamos, por exemplo, mitigar o alcance e o impacto das fake news, que ameaçam desestabilizar governos, atrapalhar processos democráticos e até prejudicar a saúde pública. É crítico educar todos os cidadãos, independentemente da faixa etária, para que desenvolvam o hábito de checar as informações que recebem e que, além disso, sejam capazes de identificar fontes e informações confiáveis e entender como a mídia molda nossas opiniões e crenças. Não é à toa que, por todo o mundo, multiplicam-se projetos de news literacy (educação para a notícia); discutem-se também formas de introduzir o combate à desinformação via políticas públicas e de incorporar a educação para a informação ao design das próprias plataformas sociais.

Mas a educação midiática é muito mais do que o combate às fake news. Em tempos de polarização pós-verdade, a resiliência da sociedade às violações de direitos no ambiente digital depende de um olhar mais holístico. Não basta apenas saber avaliar a confiabilidade da informação. É preciso ir um pouco além, aprendendo a avaliar o que nos chega em textos e imagens, reconhecendo seus autores e intenção; a pensar e refletir eticamente sobre normas, valores e crenças que regem nossa atuação nas mídias; a produzir conteúdos de forma criativa e ética, avaliando se estamos ferindo os direitos de alguém; e a participar ativamente de nossas comunidades através das mídias, avaliando como podemos posso atuar para o bem coletivo*.   

Em suma, ler, escrever e participar do mundo conectado requer não só o desenvolvimento de habilidades instrumentais e operacionais para lidar com as tecnologias de informação e comunicação, mas também atitudes dialógicas e reflexivas, consciência cidadã e responsabilização. 

Toda a sociedade, em sua diversidade de contextos e sem distinção de faixa etária, precisa de educação midiática. Se a escola é o lugar natural para o desenvolvimento mais sustentado e sistêmico dessas habilidades, não há como negar o valor de projetos pontuais em outros contextos. Fora do contexto escolar, adultos e a população sênior também podem se beneficiar de recursos e oficinas. E projetos que escolhem um determinado recorte, focando, por exemplo, em habilidades informacionais ou no desenvolvimento de mídias comunitárias, também são valiosos.

Educar midiaticamente a sociedade é bem mais do que implementar uma disciplina: é trabalho para uma geração. É preciso desenvolver um currículo de referência; ampliar a formação inicial e continuada de educadores; fomentar as iniciativas das organizações da sociedade civil, dos veículos de comunicação e das empresas de tecnologia; mobilizar os formadores de opinião e fortalecer as políticas públicas que darão lastro a tudo isso. Enfrentar esse desafio requer um esforço coletivo em que todos são muito bem-vindos.  

* Habilidades citadas no currículo do projeto colombiano https://digimente.org   

 

Foto de Mariana Ochs

Mariana Ochs

Coordenadora EducaMídia

Designer e educadora, é corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia. É Google Innovator e Trainer, atuando na transformação digital de escolas.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade