Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

Afinal, o que é educação midiática?

Foto de Elisa Thobias
Autor Elisa Thobias Assistente de comunicação Sobre o autor

Em um mundo que consome informação o tempo todo, ser midiaticamente educado é fundamental

Imagem de destaque do post

Desde a infância, crianças e jovens são expostos a diversos tipos de textos.  Anúncios publicitários, notícias de jornais, vídeos, cartazes e outros fazem parte do cotidiano da maioria dos lares do País. Hoje, na era digital, o volume de informações que se recebe é cada vez maior, de diferentes tipos de mídias, sejam elas tradicionais, como a televisão e o rádio, ou digitais, como as redes sociais.

Para que toda essa avalanche de conteúdos seja acessada, compreendida e interpretada de maneira crítica é que existe a educação midiática. É por meio dela que a sociedade pode (e deve) compreender o papel das mídias e participar delas de modo cidadão.

Um indivíduo educado midiaticamente é capaz de usufruir de todas as possibilidades do ambiente digital. Encontrar o que realmente busca na internet, consumir informações de forma crítica e não ser enganado por “fake news” e outras armadilhas virtuais fazem parte das habilidades que a educação midiática desenvolve.

Por que a educação midiática é importante?
De acordo com um levantamento feito pela Kapersky, uma empresa global de cibersegurança, 62% dos brasileiros não sabem identificar uma notícia falsa. Desses, somente 2% nunca ouviram falar do termo “fake news”. Ou seja, sabem que ela existe mas não conseguem compreendê-la. Com a pandemia, essa situação tornou-se ainda mais preocupante. Nove entre cada dez brasileiros com acesso à internet já receberam um conteúdo falso ou desinformação sobre o novo coronavírus, o que mostra a dimensão do acesso à informação em uma crise sanitária.

Vale destacar que a educação midiática também tem papel fundamental na participação cívica. Por meio dela, podemos apoiar causas que nos são caras. A coordenadora do programa EducaMídia, programa do Instituto Palavra Aberta. Mariana Ochs, ressalta:  “A educação midiática nos ajuda a utilizar a tecnologia para identificar e explorar problemas comuns, encontrando e avaliando informações, escutando e respeitando diversas vozes, dialogando e buscando soluções. Também nos ensina a dominar as ferramentas e ambientes de comunicação para utilizar a nossa própria voz em prol da construção de um mundo melhor”, destaca.

Por onde começar?
A escola é uma instituição fundamental para que a educação midiática se dissemine entre crianças e jovens. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) considera a abordagem de elementos do jornalismo em vários momentos, especialmente na parte de língua portuguesa. Essa é uma excelente oportunidade para identificar elementos do texto jornalístico presentes no conteúdo de diferentes disciplinas, discutir autoria versus curadoria e introduzir a pergunta: devo confiar nessa informação? Como sabemos, em ciências isso é fundamental – afinal, estamos diante de uma verdadeira guerra de informações sobre a vacinação.

Outra possibilidade é oferecer aos estudantes diferentes narrativas, ferramentas e plataformas de publicação. Permita ao aluno criar e aprender, explorando novas linguagens. Vídeos e mapas interativos, infográficos e linhas do tempo ajudam a analisar criticamente as informações disponíveis em qualquer formato. Isso pode ser bem bacana na área de humanidades, para explorar assuntos de história, geografia e sociologia.

É preciso lembrar que a BNCC também apresenta, entre as competências gerais que os estudantes devem desenvolver até o fim da educação básica, os conceitos de cultura digital, pensamento crítico e comunicação, entre outros, que dialogam diretamente com a ideia de educação midiática.

Se você ainda tem dúvidas em como executar um planejamento pedagógico que dialogue com as mídias, o Instituto Palavra Aberta e a Fundação Demócrito Rocha oferecem um curso a distância para educadores com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o campo de atuação jornalístico-midiático, parte do componente curricular da língua portuguesa da BNCC. A comunicação como direito e a circulação das informações na era digital são temas abordados.

Uma sociedade midiaticamente educada domina a leitura crítica e é plenamente capaz de compreender as técnicas de criação de mídia. A partir daí a diversidade de vozes é aumentada, contribuindo para o avanço da liberdade e da democracia no mundo. Seja um educador midiático!

Foto de Elisa Thobias

Elisa Thobias

Assistente de comunicação

Educomunicadora, é assistente de comunicação.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade