Objetivos
As hashtags tornaram-se parte importante da comunicação em nossa sociedade, com impacto na cultura e na participação cidadã. Este plano de aula explora o que são, como surgiram e como funcionam as hashtags, levando os alunos a compreender o papel das hashtags nos mecanismos de busca, curadoria e produção de conhecimento (organização social da informação), refletir sobre o papel linguístico e social das hashtags e exercer a cidadania e a autoexpressão nas redes sociais.
Roteiro de aula
AULA 1 – RECONHECENDO AS HASHTAGS
ATIVAÇÃO
10 min | Peça aos alunos que coloquem em um quadro ou documento colaborativo algumas das hashtags famosas que eles conhecem. (Dica: se tiver acesso à internet ou em uma aula online síncrona, use um site como o Mentimeter ou o Slido para criar uma nuvem de palavras em tempo real). Quais apareceram mais? Peça aos alunos que descrevam o que elas representam.
DESENVOLVIMENTO
20 min | A seguir, faça com os alunos um novo quadro, desta vez com as hashtags que eles próprios mais usam nas suas postagens. Quais apareceram mais? Pergunte aos alunos porque gostam de usar a hashtag escolhida e o que ela representa.
Opcional: peça aos alunos (em um quadro-negro, cartaz, documento colaborativo ou quadro interativo) que tentem classificar as hashtags que levantaram em algumas categorias, como PARTICIPAR (hashtag como expressão da cidadania), PERTENCER (hashtag como expressão da identidade) ou CRIATIVAS (hashtag como expressão individual).
FECHAMENTO
10 min | Encerre esta etapa com uma reflexão sobre como as hashtags fazem parte da cultura. Para que servem e de que maneiras diferentes podemos usá-las?
AULA 2 – COMO NASCEM AS HASHTAGS?
ATIVAÇÃO
5 min | Incentive os estudantes a refletirem sobre as seguintes perguntas, escrevendo suas ideias em um papel: “Qual é a força de uma hashtag? Que responsabilidades temos ao criar e divulgar uma hashtag?”. Promova uma breve roda de conversa orientada por essas questões.
DESENVOLVIMENTO
15 min | Utilize os slides da aula (disponíveis abaixo na seção Materiais da Aula) para uma breve aula sistematizando a origem e diversas funções da hashtag. Quais das maneiras de usar as #s são familiares para os alunos?
15 min | Em seu próprio tempo, peça aos alunos que explorem materiais sobre ativismo digital. Sugerimos a bibliografia abaixo:
- Não é só uma hashtag (TAB UOL)
- As hashtags que mudaram o mundo (MSN)
- Conheça a campanha “Acabar com o Bullying #ÉDaMinhaConta” (Safernet)
- Hashtivism: 10 hashtags engajadas que bombaram em 2017 no Brasil (Glamour)
Peça também que pesquisem algumas dessas hashtags para descobrir que tipos de conteúdo aparecem nas diversas redes.
FECHAMENTO
5 min | Explique aos alunos que esses materiais serão retomados na aula seguinte e, por isso, é importante que mantenham suas anotações.
AULA 3 – COMUNICAR PARA MOBILIZAR
ATIVAÇÃO
10 min | Inicie a aula retomando os pontos principais do encontro anterior e as descobertas sobre os textos estudados.
DESENVOLVIMENTO
25 min | Proponha uma discussão (primeiro em pares, depois com o grupo) sobre esse material. O que aprenderam? O que chamou a atenção? Algumas questões possíveis para orientar a discussão:
- Como as #s podem dar voz a anônimos e qual o efeito disso na sociedade?
- Será que as #s se originam de movimentos nas ruas, ou será que dão origem a movimentos nas ruas?
- Qual o papel da # no registro e documentação histórica?
- Que tipos de conteúdos podem ser agrupados por uma hashtag? (textos, imagens, vídeos, memes, posts, campanhas etc)
FECHAMENTO
5 min | Proponha aos alunos a criação de uma hashtag que faça sentido para a comunidade escolar em que estão inseridos.
PROJETO
Este projeto de intervenção cidadã pode ser desenvolvido se o tempo permitir.
Geração de ideias. Levante problemas que são relevantes para esse grupo específico de alunos e sobre os quais eles gostariam de agir. Pode ser algo relativo à comunidade escolar, à escola, ao bairro, à cidade ou a um contexto maior. (Dica: Se a aula for presencial, use post-its; no ambiente digital, um documento colaborativo ou mural como Padlet ou Jamboard).
- Agrupe temas similares e vote para decidir qual será o tema da turma.
- Oriente uma troca ideias entre os alunos sobre #s possíveis para esse tema (regras para um bom brainstorming) até que uma seja escolhida.
- Pronto, já temos a nossa causa e a nossa hashtag! Agora estamos prontos para criar uma campanha.
Criação. Divida a turma em grupos para que criem uma campanha de engajamento em diversas mídias sobre a sua causa, utilizando a hashtag. Ofereça escolha de plataformas e linguagens e estimule a criatividade! (Os alunos podem criar postagens de texto, stories, cards para mídias sociais, memes, vídeos, infográficos, músicas, poemas falados etc., mas devem atentar para que o conteúdo seja adequado para divulgação em redes sociais. O formato pode ser publicado na plataforma escolhida? A duração do vídeo ou áudio é adequada?).
Educador(a): Se o grupo não possui acesso à internet, a campanha pode ser feita com cartazes e materiais gráficos espalhados pela escola. Encoraje soluções criativas, como pintura em camisetas, botões nas roupas, pintura com stencil, etc.
Galeria: Exponha os materiais criados em um mural digital (Padlet, por exemplo) e peça aos alunos que comentem sobre ao menos duas peças criadas pelos colegas. São eficazes do ponto de vista da campanha? O que acharam da linguagem ou técnica utilizada?
Ativação da campanha: Divulguem as peças criadas nas redes dos alunos ou na escola e reflitam coletivamente sobre reações e engajamento provocados pela campanha. Qual foi o impacto? Outras pessoas aderiram? A hashtag passou a ser utilizada por outros membros da comunidade?
Criado por Mariana Ochs para EducaMídia
Todos os materiais disponíveis sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
Materiais da aula
Para explorar mais
- Adapte este projeto para diversas faixas etárias e disciplinas, escolhendo temas apropriados, como campanhas anti-bullying, empoderamento de meninas ou mobilizações pela proteção do meio ambiente;
- Amplifier.org é um coletivo aberto de designers que se mobilizam para criar materiais de campanha para causas sociais. Inspire-se nesses materiais para conduzir uma oficina de arte e ativismo.